Justiça Eleitoral

TSE dá prazo para Bolsonaro se manifestar em ação que pode torná-lo inelegível

PDT ingressou com ação contra Bolsonaro por críticas feitas pelo ex-presidente ao sistema eleitoral brasileiro.

Ipolítica, com informações do Metrópoles

Bolsonaro terá de se manifestar em ação que pode o tornar inelegível
Bolsonaro terá de se manifestar em ação que pode o tornar inelegível (Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

BRASÍLIA -  O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu prazo formal para que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) se manifeste em ação que pode o tornar inelegível. 

É o que destaca despacho do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, ao encerrar nessa sexta-feira (31) a coleta de provas no âmbito da ação ingressada na Justiça pelo PDT. 

Bolsonaro é acusado de suposto crime eleitoral ao convocar, no ano passado, embaixadores no Palácio do Planalto para criticar o sistema de votação brasileiro.

“O rico acervo probatório reunido nos autos, que foi formado com ampla participação das partes e do Ministério Público Eleitoral, esgota as finalidades da instrução, razão pela qual cumpre encerrar a presente etapa processual”, destaca trecho do despacho do ministro.

Leia também: Flávio Dino irá à Comissão de Segurança do Senado

Despacho

O despacho destaca ainda que, no período de três meses, “foram realizadas cinco audiências e requisitados todos os documentos, inclusive procedimentos sigilosos, relacionados aos fatos relevantes para deslinde do feito”.

O prazo para que Bolsonaro e o autor da ação [PDT] se manifestem é de dois dias. Após o final do prazo, o Ministério Publico Eleitoral também terá 48 horas para opinar sobre o pedido do mérito do processo.

A ação será julgada no plenário do TSE após todas manifestações. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.