Novo arcabouço fiscal

Pacote de Haddad mira até R$ 150 bi em arrecadação extra para ficar de pé

Ministro da Fazenda, contudo, garante que não haverá volta da CPMF, criação de novo tributo ou aumento de alíquotas.

Ipolítica com informações da CNN

Haddad detalhou nova regra a jornalistas
Haddad detalhou nova regra a jornalistas (Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda)

BRASÍLIA - Ao explicar a proposta da nova regra fiscal a jornalistas, nesta quinta-feira (30), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) tentou detalhar como o governo conseguirá arrecadar R$ 150 bilhões a mais para garantir o cumprimento de metas de resultado primário estabelecidas no plano.

Sem sinal de que haverá grande corte de despesas, a arrecadação de impostos terá papel fundamental para levar as contas para o azul.

Na coletiva, o petista também falou sobre o mecanismo anticíclico que promete limitar despesas em situações de bonança e estabelecer o piso para os gastos em anos de vacas magras. Mas negou que sejam necessários criação de novo tributo, ou aumento de alíquotas - bem como volta da famigerada CPMF.

“Todo mundo quer saber se haverá aumento da carga tributária. Se por (aumento da) carga tributária se entende criação de um novo tributo ou aumento de alíquotas de impostos existentes, a resposta é não. Não está no nosso horizonte. Não estamos pensando em voltar com a CPMF, não estamos pensando em acabar com o Simples, nem com a reoneração da folha de pagamentos”, declarou.

E continuou: “Isso não vai prejudicar ninguém que esteja com seus impostos em dia. Trata-se de acabar com os abusos que as grandes empresas cometem contra o Estado. Estamos falando dos grandes jabutis que foram entrando no sistema tributário e que criaram esse modelo caótico”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.