Missão

Lula sugere a Xi Jinping novo encontro na China em 13 de abril

No fim de semana, oito ministros, governadores, deputados e senadores cancelaram ida à China, depois de Lula ter desistido de agenda no país asiático.

Ipolítica, com informações de Estadão

Lula quer embarcar para a China na segunda semana do mês de abril
Lula quer embarcar para a China na segunda semana do mês de abril (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que a visita de Estado à China ocorra entre os dias 11 e 14 de abril. As datas estão em negociação com a chancelaria chinesa. Somente depois da confirmação da agenda do presidente Xi Jinping é que haverá acerto entre as partes. 

No fim de semana, oito ministros, governadores, deputados e senadores cancelaram ida à China, depois de Lula ter desistido de agenda no país asiático. 

Lula foi diagnosticado com broncopneumonia e orientado por médicos a permanecer no Brasil. O petista cumpre compromissos internos e está de repouso desde então. 

Nos bastidores, a informação é de que Lula quer viajar à China o quanto antes. Por isso a proposta de viagem para o período de 11 a 14 de abril.

China é o maior parceiro econômico do Brasil. 

Leia também: Dino não garante segurança fora do aeroporto na volta de Bolsonaro ao Brasil

A visita ao país asiático é prioritária do governo petista. Pessoas próximas a Lula dizem que ele deve insistir em ir à China antes de embarcar para a Europa. A previsão é que ele esteja em Portugal no fim de abril. O Itamaraty trabalha na costura de uma agenda entre os dois líderes. Os chineses querem reproduzir ainda encontros de grandes dimensões entre delegações de governo e empresariais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.