"Armação"

Deputados protocolam pedido de impeachment de Lula

Parlamentares apontam crime de responsabilidade e quebra de decoro após fala contra Moro.

Ipolítica

Moro foi acusado de armação por Lula
Moro foi acusado de armação por Lula (Divulgação)

BRASÍLIA - Um grupo de 30 deputados federais de oposição apresentou, nesta quarta-feira (29), um pedido de impeachment contra o presidente Lula.

O documento de 20 páginas - encampado pelo Partido Liberal -, foi encaminhado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Na peça, argumenta-se que o chefe de Poder Executivo cometeu crime de responsabilidade - e quebrou o decoro do cargo - ao falar em possível armação do senador Sérgio Moro (União) no caso em que a Polícia Federal desarticulou organização criminosa que pretendia realizar ataques contra servidores públicos e autoridades, incluindo homicídios e extorsão mediante sequestro, em pelo menos cinco unidades da federação (RO, PR, DF, MS e SP). Moro seria um dos alvos dos criminosos.

“A qualidade geral do governo, que, hoje, é um desgoverno demonstrado numa análise rápida de três pontos essenciais: desrespeito às instituições democráticas, improbidade e gestão econômica”, argumentam os deputados no documento.

“Reiteradamente, o presidente da República ataca os ‘agentes da lei’ que atuaram na força-tarefa da Lava Jato, o que já teve sérias consequências para o combate à corrupção no país”, prosseguem os oposicionistas.

Cabe ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidir se abre ou não o processo por crime de responsabilidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.