Viagem internacional

China definirá nova data para viagem de Lula, diz ministro

Carlos Fávaro, afirmou que a nova data da viagem do presidente à China depende de Xi Jinping. A vontade de Lula é embarcar para a Ásia em 30 ou 40 dias.

Ipolítica

Atualizada em 26/03/2023 às 15h41
A visita de Lula à China estava prevista para este fim de semana, mas foi cancelada por orientação médica.
A visita de Lula à China estava prevista para este fim de semana, mas foi cancelada por orientação médica. (José Cruz/ Agência Brasil)

BRASÍLIA- O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que a nova data da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China depende de Xi Jinping. A visita de Lula à China estava prevista para este fim de semana, mas foi cancelada por orientação médica.

Em razão da complexidade da agenda – com a previsão de várias reuniões bilaterais e com empresários, integrantes do governo tentam remarcar viagem para maio ainda. A vontade do petista é embarcar para a Ásia em 30 ou 40 dias no máximo. 

Em um primeiro momento, o embarque foi transferido de sábado (25) para este domingo (26), na expectativa de que o presidente se recuperasse de uma broncopneumonia. Contudo, após reavaliação neste sábado, a viagem foi cancelada.

Lula foi diagnosticado com broncopneumonia que é um tipo de pneumonia que causa inflamação nos alvéolos, estruturas dos nossos pulmões responsáveis pela troca de oxigênio com o sangue. A pneumonia é causada por microorganismos (vírus, bactérias ou fungos) ou a inalação de substâncias que comprometam as estruturas pulmonares. Em alguns casos, uma infecção causada por vírus e bactéria também pode ocorrer ao mesmo tempo, como no caso do mandatário brasileiro.

O ministro ainda afirmou que a assinatura dos acordos entre Brasil e China que estava prevista para acontecer durante a visita de Lula está adiada. Entretanto segundo ele isso não prejudica o andamento de negociações ou a implementação de parcerias.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.