Após decisão de Pacheco

Randolfe Rodrigues diz que governo apoia retomada de comissões mistas para análise de MPs

Líder do governo no Congresso disse ainda que o governo vai trabalhar pela volta das comissões mistas, modelo usado antes da pandemia. Presidente da Câmara, Arthur Lira é contra.

Ipolítica com g1

Atualizada em 24/03/2023 às 16h02
Governo é favorável a volta das comissões mistas
Governo é favorável a volta das comissões mistas (Pedro França/Agência Senado)

BRASÍLIA- Nesta sexta-feira (24), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que o governo vai trabalhar pela instalação das comissões mistas, compostas por deputados e senadores, para análise de medidas provisórias enviadas pelo presidente Lula ao Congresso Nacional.

Randolfe Rodrigues disse que o governo é favorável à decisão de Rodrigo Pacheco que retornou o modelo de comissões mistas que vigorou até o início da pandemia da Covid-19, em 2020. Pacheco tomou decisão ontem durante sessão no Senado Federal.

A decisão contrariou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que chegou a acusar o Senado de perder a razão e usar de truculência na tentativa de instaurar comissões mistas. Lira ainda disse que as comissões não representam os deputados, pois a quantidade de participantes, apenas 12, deixa a Casa subrepresentada.

Leia mais: Pacheco decide que Congresso retomará comissões mistas para análise de MP's, Lira reage

De acordo com Randolfe, o governo também é a favor da alternância entre deputados e senadores para as comissões que analisam as MP's. Randolfe ainda afirmou que o modelo será levado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e as comissões mistas poderão ser instaladas nas próximas semanas.

"O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), está conversando com o presidente Arthur Lira. As MPs do governo anterior deverão ser apreciadas nesta semana na Câmara e acho que nós estamos avançando para termos um bom encaminhamento, um bom desenlace”, afirmou o senador da Rede.

Segundo o líder do governo, as comissões mistas devem ser instaladas a partir de 4 de abril. "Se o presidente do Congresso Nacional estabeleceu que o critério é a restauração das comissões mistas, vamos construir uma forma dialogada de acordo com a Câmara dos Deputados para podermos avançar", declarou

Randolfe afirmou que Lula e Lira devem se encontrar antes do embarque do presidente para a China, neste domingo (26).


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.