BRASÍLIA - O Projeto de Lei 204/23 veda cirurgias de mudança de sexo para menores de 21 anos e terapias hormonais para menores de 18 anos. Hoje, o tema é regulado por norma do Conselho Federal de Medicina (CFM), que autoriza a cirurgia em maiores de 18 anos e o procedimento hormonal em maiores de 16 anos.
Em análise na Câmara dos Deputados, o texto é de autoria do deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF). Ele observou que a medida torna mais rigorosos os critérios de um procedimento que tem “efeitos agressivos” no corpo, entre eles a depressão.
“As pessoas transgênero frequentemente sofrem de depressão, com uma taxa de tentativas de suicídio bastante superior à da população em geral. A cirurgia de redesignação sexual, quando realizada, não garante a melhora no sofrimento psíquico, podendo até mesmo piorá-lo”, disse o deputado.
Leia também: Brandão anuncia medidas após ataques em São Benedito do Rio Preto
O projeto também veda a realização de procedimentos hormonais e cirúrgicos em pessoas com transtornos mentais, o que também já está previsto na norma do CFM.
O PL 204/23 ainda será despachado para análise das comissões da Câmara.
Saiba Mais
- Câmara pode votar nesta quarta-feira MP que reestrutura ministérios
- Deputados contrários ao marco temporal das terras indígenas alertam sobre danos ambientais
- Comissão deve votar nesta quarta a MP do Minha Casa, Minha Vida
- Justiça Eleitoral cassa mandato do deputado Marcelo Crivella
- CPI da Manipulação no Futebol faz audiência pública na terça-feira
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.