Saúde Pública

Projeto proíbe cirurgia de mudança de sexo em menores de 21 anos

Norma do Conselho Federal de Medicina que hoje é utilizada como critério médico, autoriza a cirurgia em maiores de 18 anos

Agência Câmara

Projeto de Lei estabelece idade mínima para procedimento de mudança de sexo
Projeto de Lei estabelece idade mínima para procedimento de mudança de sexo (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - O Projeto de Lei 204/23 veda cirurgias de mudança de sexo para menores de 21 anos e terapias hormonais para menores de 18 anos. Hoje, o tema é regulado por norma do Conselho Federal de Medicina (CFM), que autoriza a cirurgia em maiores de 18 anos e o procedimento hormonal em maiores de 16 anos.

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto é de autoria do deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF). Ele observou que a medida torna mais rigorosos os critérios de um procedimento que tem “efeitos agressivos” no corpo, entre eles a depressão.

“As pessoas transgênero frequentemente sofrem de depressão, com uma taxa de tentativas de suicídio bastante superior à da população em geral. A cirurgia de redesignação sexual, quando realizada, não garante a melhora no sofrimento psíquico, podendo até mesmo piorá-lo”, disse o deputado.

Leia também: Brandão anuncia medidas após ataques em São Benedito do Rio Preto

O projeto também veda a realização de procedimentos hormonais e cirúrgicos em pessoas com transtornos mentais, o que também já está previsto na norma do CFM.

O PL 204/23 ainda será despachado para análise das comissões da Câmara.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.