BRASÍLIA - O Projeto de Lei 110/23 veda a divulgação de pesquisas eleitorais no período de 30 dias que antecede o pleito, até o encerramento da votação. Em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta altera a Lei das Eleições.
O autor da proposta, deputado Rubens Otoni (PT-GO), afirma que o objetivo é minimizar a influência das pesquisas sobre a decisão do eleitor, principalmente os indecisos.
Leia também: Brandão repudia insinuações de Eduardo Bolsonaro sobre Flávio Dino
“A mera divulgação de pesquisas eleitorais em período próximo ao pleito pode confundir o eleitor, encorajando-o a votar em um determinado candidato ou dissuadindo-o de fazê-lo, prevalecendo a lógica dos números sobre a consciência política do cidadão", critica Otoni. "Os efeitos são ainda mais deletérios quando se divulgam dados equivocados”, ressalta.
O projeto será despachado para análise das comissões da Câmara dos Deputados.
Saiba Mais
- Apenas dois deputados da bancada maranhense apoiaram CPI do MST
- Comissões permanentes da Câmara serão instaladas nesta quarta-feira
- Espetáculo de Nikolas Ferreira pode render perda do mandato de deputado
- Secretaria da Mulher emite nota de repúdio contra o deputado Nikolas Ferreira
- Câmara aprova direito a acompanhante para mulher que realizar exame com sedação
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.