Comissão Externa

Câmara vai fiscalizar suposto fechamento de comportas da transposição do rio São Francisco

Coordenador será o deputado André Fernandes (PL-CE), que solicitou a criação da comissão.

Agência Câmara

Grupo irá avaliar trechos da obra que estariam obstruídos, impedindo a passagem da água.
Grupo irá avaliar trechos da obra que estariam obstruídos, impedindo a passagem da água. (Isac Nóbrega/Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criou uma comissão externa formada por nove deputados para fiscalizar e acompanhar in loco a situação da transposição do rio São Francisco. O coordenador será o deputado André Fernandes (PL-CE), que solicitou a criação da comissão (REQ 138/23).

Fernandes afirma que, no início de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro anunciou a finalização do projeto de transposição do rio, após quase 16 anos de obras. No entanto, alguns trechos estariam hoje obstruídos, impossibilitando a passagem da água. O objetivo da comissão é verificar a existência destes pontos de estrangulamento.

Também participam da comissão externa os deputados Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Capitão Alden (PL-BA), Clarissa Tércio (PP-PE), Coronel Meira (PL-PE), Dr. Jaziel (PL-CE), General Girão (PL-RN), Rodrigo Valadares (União-SE) e Sargento Gonçalves (PL-RN).

A finalidade da transposição é levar água do São Francisco a municípios da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, estados atingidos pela seca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.