Transposição

Após vistoria, obras no São Francisco serão aceleradas

O Eixo Norte está com 94,9% das obras finalizadas.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
(Foto:Agência Brasil)

BRASÍLIA - O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, vistoriou as obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco que corta o estado do Ceará, nesta sexta (7).

A inspeção ocorreu no trecho que passa pelo município de Penaforte e no reservatório de Jati. Foram verificadas as atividades da primeira etapa do eixo (Meta 1N), responsável por dar funcionalidade a todo o empreendimento.

A movimentação para o reinício dos trabalhos – mobilização de profissionais para a retomada da obra – foi autorizada logo após a emissão da ordem de serviço no fim de junho. Quando ficar pronta, a estrutura vai beneficiar mais de 7,1 milhões de habitantes nos quatro estados.

Após a vistoria, Barbalho afirmou que a obra deve ser concluída até janeiro do ano que vem: "Continuaremos a todo vapor avançando e cobrando da empresa que cumpra com os prazos, que agilize diversas frentes de serviço, que permitam a aceleração deste cronograma".

Barbalho também reforçou que o governo federal solicita à empresa que prestigie ainda a contratação de mão de obra local para que gere desenvolvimento econômico para a região. As contratações estão em curso e a expectativa é que 500 trabalhadores já estejam fazendo parte do projeto até o próximo mês. No pico das atividades, o número de carteiras assinadas chegará a dois mil.

Os primeiros serviços dessa etapa (Meta 1N) começaram na última semana com a efetivação dos primeiros profissionais. É o caso de José Lucas, que é um dos trabalhadores que participam da construção do canal. Para ele, o emprego no Projeto São Francisco representa o sustento da família. "Hoje tenho casa própria, tenho carro. Tudo através disso aqui", afirmou.

Desde o início da recente mobilização, mais de 5 mil pessoas da região do sertão pernambucano e cearense enviaram seus currículos profissionais para as empresas responsáveis pelas obras.

Eixo Norte

O Eixo Norte está com 94,9% das obras finalizadas. Com 260 quilômetros de extensão, o trecho captará a água do rio São Francisco, em Cabrobó (PE), e a conduzirá até o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, por meio dos canais, túneis, aquedutos e estações de bombeamento.

"[A obra] representa a transformação da vida das pessoas. Representa o sonho sonhado por milhares de cearenses. Com a expectativa da entrega dessa obra, vão viver um novo tempo, com água de qualidade para o consumo humano e para a produção", disse o ministro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.