BRASÍLIA - Com a ajuda de voluntários, a restauração de itens que compõem o patrimônio artístico do Senado Federal está avançando, após as depredações promovidas por vândalos durante os atos democráticos de 8 de janeiro, em Brasília (DF).
Um dos alvos da destruição foi um quadro com uma pintura do ex-presidente José Sarney (MDB).
Segundo o Senado, a obra está em avançado estágio de recuperação e deve voltar a ser exposta em pouco tempo.
O processo está sendo desenvolvido sob a coordenação do Museu do Senado, que administra o patrimônio da casa e está empenhada em sua recuperação após a invasão ocorrida em 8 de janeiro. A regeneração da obra está sendo realizada pelas mãos do restaurador Marco Antônio de Faria.
Faria é servidor do governo do Distrito Federal cedido à gerência de Preservação e Restauração do Superior Tribunal Federal (STF). Ele realiza o trabalho de forma voluntária, em parceria com a equipe do Museu do Senado. Diferentemente de outras obras rasgadas, essa peça sofreu um arranhão superficial que estragou a pintura.
“Depois daqueles atos, vimos muitos patrimônios serem vandalizados. Conversando com a equipe do Senado, me relataram alguns danos e combinamos de eu vir aqui realizar essa ação”, explicou.
Parte do trabalho envolveu a chamada reintegração cromática, que recompõe as cores originais do trecho danificado e preserva o traço do artista. O serviço exige uma variedade de tintas, pincéis finos e algodão, além de habilidade e paciência do restaurador.
Veja na reportagem da TV Senado:
Saiba Mais
- MA só tem dois deputados com assinaturas na CPMI do 8 de janeiro
- Moraes mantém prisão de 294 acusados por atos antidemocráticos
- Josimar e Detinha retiram assinaturas da CPMI do 8 de janeiro
- PGR denuncia outros 100 envolvidos nos atos antidemocráticos
- AGU pede que 42 presos sejam condenados a ressarcir cofres públicos em R$ 20 milhões
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.