8 de janeiro

Após atos antidemocráticos, quadro de Sarney está em estágio avançado de restauração

Segundo o Senado, obra deve voltar a ser exposta em pouco tempo.

Ipolíitca, com informações da Agência Senado

Atualizada em 17/03/2023 às 14h54
Regeneração está sendo realizada pelas mãos do restaurador Marco Antônio de Faria
Regeneração está sendo realizada pelas mãos do restaurador Marco Antônio de Faria (Roque de Sá/Agência Senado)

BRASÍLIA - Com a ajuda de voluntários, a restauração de itens que compõem o patrimônio artístico do Senado Federal está avançando, após as depredações promovidas por vândalos durante os atos democráticos de 8 de janeiro, em Brasília (DF).

Um dos alvos da destruição foi um quadro com uma pintura do ex-presidente José Sarney (MDB).

Segundo o Senado, a obra está em avançado estágio de recuperação e deve voltar a ser exposta em pouco tempo.

O processo está sendo desenvolvido sob a coordenação do Museu do Senado, que administra o patrimônio da casa e está empenhada em sua recuperação após a invasão ocorrida em 8 de janeiro. A regeneração da obra está sendo realizada pelas mãos do restaurador Marco Antônio de Faria.

Faria é servidor do governo do Distrito Federal cedido à gerência de Preservação e Restauração do Superior Tribunal Federal (STF). Ele realiza o trabalho de forma voluntária, em parceria com a equipe do Museu do Senado. Diferentemente de outras obras rasgadas, essa peça sofreu um arranhão superficial que estragou a pintura.

“Depois daqueles atos, vimos muitos patrimônios serem vandalizados. Conversando com a equipe do Senado, me relataram alguns danos e combinamos de eu vir aqui realizar essa ação”, explicou.

Parte do trabalho envolveu a chamada reintegração cromática, que recompõe as cores originais do trecho danificado e preserva o traço do artista. O serviço exige uma variedade de tintas, pincéis finos e algodão, além de habilidade e paciência do restaurador.

Veja na reportagem da TV Senado:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.