Oposição

Ciro deve voltar ao Brasil e avaliar 100 dias do governo Lula

Candidato pelo PDT em 2022, ele tem estudado economia política nos Estados Unidos.

Ipolítica

Ciro Gomes deve voltar à cena política nacional
Ciro Gomes deve voltar à cena política nacional (Reprodução/YouTube/Ciro Gomes)

BRASÍLIA - Fora dos holofotes desde o fim das eleições - quando terminou o primeiro turno em quarto lugar, com 3,09% dos votos válidos e atrás da hoje ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) -, Ciro Gomes (PDT) planeja um retorno ao Brasil para voltar a participar da política nacional.

Atualmente vivendo em Boston, nos Estados Unidos, ele tem se dedicado a estudos informais sobre economia política, sob tutela de seu guru, o professor de Harvard Mangabeira Unger.

Segundo publicação do Estadão, aliados do ex-candidato a presidente dizem que e ele deve retornar ao Brasil no fim de março e quebrar o silêncio após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completar 100 dias.

Convite - Em meio aos rumores sobre sua volta, Ciro teve seu nome envolvido em notícias de uma possível troca de partido - do PDT para o  PSDB.

O ex-senador e ex-governador do Ceará Tasso Jereissati (PSDB) negou que tenha havido convite para o pedetista, mas disse que “seria ótimo” ter Ciro no partido. 

“Ciro está muito ligado ao PDT. Seria ótimo, mas não vejo isso, não teve convite. Nem eu iria convidar, porque seria deselegante da minha parte. Ele está fora e não tenho conversado com ele. Nós fomos muito próximos, depois houve um afastamento e, nos últimos tempos, do ponto de vista pessoal, voltamos a ter uma aproximação”, contou. 

A declaração foi dada em entrevista, na última sexta-feira (10), durante evento promovido pela Associação dos Jovens Empresários do Ceará (AJE), em Fortaleza.

O tucano afirmou ainda que o pensamento econômico de Ciro é “bem diferente do nosso do PSDB”. Ciro Gomes foi um dos fundadores do PSDB e deixou o partido durante o governo de Fernando Henrique Cardoso justamente por divergências na política econômica implementada pelo ex-presidente. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.