Caso das joias

Ex-ministro Bento Albuquerque e assessor prestam depoimento à PF nesta quinta

No mês de outubro de 2021, André Soeiro tentou, de forma irregular, entrar no Brasil com as joias – avaliadas em R$ 16,5 milhões – sem declará-las à Receita Federal.

Ipolítica

Joias foram retidas pela Receita após ex-assessor ter tentado entrar no país com peças sem declará-las
Joias foram retidas pela Receita após ex-assessor ter tentado entrar no país com peças sem declará-las (Reprodução / Twitter)

BRASÍLIA - A Polícia Federal vai ouvir nesta quinta-feira depoimento do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque e do ex-assessor Marcos André dos Santos Soeiro, sobre o caso das joias que foram enviadas como presente pela Arábia Saudita à ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro. 

Os depoimentos ocorrem no bojo de um inquérito instaurado pela PF na última segunda-feira.

No mês de outubro de 2021, André Soeiro tentou, de forma irregular, entrar no Brasil com as joias – avaliadas em R$ 16,5 milhões – sem declará-las à Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Ocorre que auditores da Receita encontraram os itens na bagagem do então assessor durante inspeção. Em um primeiro momento, Soeiro afirmou que as joias seriam para Bento Albuquerque.

Na sequência, mudou a versão e disse que os itens eram para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), uma vez que este havia sido representado pelo ex-ministro em viagem à Arábia Saudita.

Leia também: Governador do Acre é investigado pela PF

Tentativa

Como houve impasse, o ex-ministro foi até o local da inspeção no aeroporto para tentar reaver as joias.

Auditores da Receita Federal explicaram ao ministro que as joias foram retidas porque não tinham sido declaradas. Os agentes disseram ainda que as caixas poderiam ser liberadas posteriormente, sem o pagamento de impostos, caso fossem declaradas como um presente para o Estado Brasileiro.

Apesar disso, o ex-governo tentou retirar as joias sem a devida declaração, motivo da investigação em curso pela PF. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.