BRASÍLIA - A Polícia Federal vai ouvir nesta quinta-feira depoimento do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque e do ex-assessor Marcos André dos Santos Soeiro, sobre o caso das joias que foram enviadas como presente pela Arábia Saudita à ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro.
Os depoimentos ocorrem no bojo de um inquérito instaurado pela PF na última segunda-feira.
No mês de outubro de 2021, André Soeiro tentou, de forma irregular, entrar no Brasil com as joias – avaliadas em R$ 16,5 milhões – sem declará-las à Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos (SP).
Ocorre que auditores da Receita encontraram os itens na bagagem do então assessor durante inspeção. Em um primeiro momento, Soeiro afirmou que as joias seriam para Bento Albuquerque.
Na sequência, mudou a versão e disse que os itens eram para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), uma vez que este havia sido representado pelo ex-ministro em viagem à Arábia Saudita.
Leia também: Governador do Acre é investigado pela PF
Tentativa
Como houve impasse, o ex-ministro foi até o local da inspeção no aeroporto para tentar reaver as joias.
Auditores da Receita Federal explicaram ao ministro que as joias foram retidas porque não tinham sido declaradas. Os agentes disseram ainda que as caixas poderiam ser liberadas posteriormente, sem o pagamento de impostos, caso fossem declaradas como um presente para o Estado Brasileiro.
Apesar disso, o ex-governo tentou retirar as joias sem a devida declaração, motivo da investigação em curso pela PF.
Saiba Mais
- TCU dá cinco dias para que Bolsonaro devolva joias e armas
- TSE mantém multa a Bolsonaro após reunião de campanha com embaixadores
- Abin usou programa secreto para monitorar localização de pessoas por meio do celular
- Ex-ministro de Bolsonaro será intimado pela Receita
- PF pode ouvir Michelle e Bolsonaro em inquérito sobre as joias
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.