Tensão

Lula se reúne hoje com Juscelino Filho

Na sexta-feira presidente da República afirmou que Juscelino precisa provar inocência para poder permanecer no Governo.

Ipolítica

Juscelino é ministro das Comunicações do Governo Lula
Juscelino é ministro das Comunicações do Governo Lula (José Cruz /Agência Brasil)

BRASÍLIA - Está marcada para esta segunda-feira (6) a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), que vai definir o futuro do maranhense no Governo Federal. 

Lula afirmou na sexta-feira que caso o Juscelino não consiga provar inocência em relação à série de denúncias das quais tem sido alvo, deixará o Governo. 

No sábado Juscelino afirmou que tem interesse em esclarecer todos os fatos a Lula e que aguardava pela reunião anunciada pelo próprio petista para esta segunda.

FAB

O ministro maranhense protagonizou o noticiário mais uma vez nos últimos dias, por ter utilizado um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para um compromisso particular em meio a eventos oficiais em São Paulo, no mês passado. Ele se beneficiou de diárias pagas pela União.

"Eu tentei essa semana conversar com o Juscelino, o ministro Juscelino está viajando, está no exterior a serviço do ministério, discutindo num encontro de telecomunicações. Eu já pedi para o ministro Rui Costa [da Casa Civil] convocar ele segunda-feira para a gente ter uma conversa, porque ele tem direito de provar sua inocência. Mas se ele não conseguir provar sua inocência, ele não pode ficar no governo. Eu garanto a todo mundo a presunção de inocência", disse Lula na semana passada. 

Outras denúncias contra o ministro apontam uma suposta omissão de R$ 2 milhões em cavalos de raça na declaração ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia também: Não houve tentativa de regularização de joias, diz Receita Federal

Outro lado
Juscelino Filho afirmou na última quinta-feira que devolveu ao governo as diárias que utilizou durante uma viagem oficial de quatro dias a São Paulo, no mês de janeiro, em que teve compromissos a serviço do ofício em apenas um dia. Nos outros três, segundo o jornal Estadão, o ministro se dedicou a negócios pessoais.

Juscelino teria gasto R$ 3 mil em diárias pagas pela União, e ainda utilizado um voo FAB para a viagem. Entre os compromissos fora da agenda oficial, estão a participação em um leilão de cavalos na cidade de Boituva (SP) e a assessoria a compradores de animais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.