Voo da FAB e diárias

Antes de reunião com Lula, Juscelino divulga vídeo com explicações

Ministro das Comunicação depende de encontro com o presidente para permanecer no cargo.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 06/03/2023 às 15h40
Juscelino dará explicações pessoalmente a Lula
Juscelino dará explicações pessoalmente a Lula (Divulgação)

BRASÍLIA - O ministro das Comunicações do governo Lula (PT), deputado federal Juscelino Filho (União Brasil), decidiu divulgar um vídeo com explicações sobre as recentes denúncias publicadas na imprensa contra sua gestão à frente da pasta.

O material foi publicado nas redes sociais do ministros, antes de ele partir para uma anunciada reunião com o presidente da República. Lula diz que quer ouvir do próprio auxiliar explicações sobre os mais recentes casos: construção de estrada em frente a fazenda da família, uso de avião da FAB para agenda pessoal no interior de São Paulo e patrimônio pessoal.

"Não houve qualquer irregularidade nas viagens que fiz como ministro", destacou Juscelino, ao explicar, mais detidamente, o que houve no caso do uso de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para atender a compromissos em São Paulo e, depois, partir para o interior paulista, e participar de um evento de criadores de cavalos.

"Ficam me acusando de ter ido para lá para participar de um evento de cavalos. Isso não é verdade. Eu fui para participar de reuniões com a diretoria da operadora Claro, com as gerências regionais da Telebras e da Anatel, além da montadora BYD. E eu fui, sim, de voo oficial da FAB por que estava indo para uma agenda oficial e o meu retorno se deu em voo da FAB compartilhados, solicitado por outro ministério", disse.

Segundo ele, as diárias geradas para o período do fim de semana já foram devolvidas. "Em relação às diárias dessa viagem, o que aconteceu foi muito parecido com a situação da viagem Maranhão: o sistema gerou automaticamente e incluiu o período do final de semana nas viagens, e a própria área técnica do Ministério já constatou isso em processo administrativo, e eu procedi da mesma maneira que aconteceu na primeira viagem. Assim que fiquei sabendo, devolvi imediatamente os valores e espero que o Portal da Transparência tão logo possa registrar", afirmou.

Segundo ele, em janeiro, o ministério já havia gerado diárias para um fim de semana que ele passou no Maranhão. O ministro diz que essas também foram devolvidas.

"O que aconteceu foi que o sistema gerou automaticamente as diárias para todo o período, um erro de sistema, sem diferenciar o final de semana. E sabe o que eu fiz? Eu devolvi as diárias assim que eu soube, ainda no dia 19 de janeiro. Está o comprovante pra quem quiser ver. E para deixar claro, isso foi um mês antes de surgir qualquer matéria na imprensa sobre isso. E devolvi porque é o certo a se fazer e fiz por decisão minha, com ou sem a imprensa", comentou.

Juscelino também falou sobre seu patrimônio, e disse que tudo está devidamente declarado tanto á Receita Federal, quanto à Justiça Eleitoral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.