Publipost

Ecodestinos imperdíveis para conhecer neste ano!

De norte a sul, você vai encontrar lugares incríveis.

Bruna Bozano

Atualizada em 03/03/2023 às 16h25
Há muitas opções para os amantes da natureza.
Há muitas opções para os amantes da natureza. (Foto: Pixabay)

Olhando para o (enorme) mapa e ficando um pouco confuso sobre como escolher os melhores lugares para visitar no Brasil?

De norte a sul, você vai encontrar coisas incríveis para fazer em cada canto do país e vai se surpreender com a diversidade do nosso país!

1 - Ubatuba

Ubatuba é um dos melhores lugares para se visitar no Estado de São Paulo.

Quem sai da capital leva cerca de três horas para chegar, de carro, à cidade.

Chegando lá, você pode optar por visitar as praias do sul, mais turísticas, ou do norte, pela natureza intocada. São mais de 100 praias, então você terá muitas opções para escolher.

Durante sua estadia, você também pode visitar a lindíssima Cachoeira do Prumirim. Os cariocas costumam ir lá à tarde, depois de passar o dia na praia, então se quiser ter o lugar só para você, tente ir mais cedo.

Melhor época para visitar: dezembro a março.

2 - Jalapão

Um dos melhores destinos do Brasil para os amantes do ecoturismo, o Jalapão ainda está sendo descoberto por viajantes que gostam de explorar novos roteiros.

O trajeto difícil que conduz ao Jalapa ajuda a preservar a região, que ainda recebe poucos turistas em busca dos atrativos do cerrado. No entanto, quem se aventurar não se arrependerá.

O Jalapão oferece aos turistas rios de águas claras e deliciosas cachoeiras, como a Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Formiga; o raro fenômeno dos fervedouros, onde nascentes profundas se transformam em oásis que permitem aos visitantes flutuar sem esforço; um conjunto de dunas douradas perfeito para o pôr do sol; e formações rochosas que parecem feitas no papel, de tão perfeitamente desenhadas pela natureza, como Serra do Espírito Santo e Pedra Furada .

É muito difícil conhecer tudo em apenas uma viagem.

3 - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é imperdível para todos os amantes da natureza, e se você estiver com o orçamento apertado ficará feliz em saber que a entrada é totalmente gratuita! Cachoeiras esplêndidas e piscinas naturais são apenas algumas das atrações que fazem deste paraíso que é um dos lugares mais visitados no Brasil.

O parque nacional possui 4 trilhas principais: A Trilha dos Saltos, a Trilha das Sete Quedas (a mais longa), a Trilha dos Cânions, e a Trilha da Seriema. Elas têm diferentes níveis de dificuldade, então verifique qual você está a fim na entrada do parque antes de começar.

Além disso, não há onde comprar bebidas e lanches lá dentro, então leve tudo o que você precisa para o dia.

Esteja ciente de que há um número limitado de visitantes permitidos a cada dia; portanto, durante o verão ou feriados nacionais, é melhor chegar cedo para evitar decepções.

Melhor época para visitar: maio a setembro.

4 - Bonito

Mais um para os amantes da natureza! Bonito significa lindo em português e é um ótimo destino se você quiser se conectar com a natureza. Lá você pode ver a natureza incrível e os animais selvagens, visitar belas cavernas, caminhar, nadar em cachoeiras ou, se estiver se sentindo um pouco mais aventureiro, experimentar o rapel e tirolesa. Todas as atividades são orientadas por um profissional e as agências da cidade têm preço fixo, então você não precisa se preocupar com pechinchas. Eles oferecem quase 50 opções diferentes de passeios, então você terá muito por onde escolher.

A atração mais famosa de Bonito é a Gruta do Lago Azul, uma linda gruta com água de cor turquesa que chega a 90 metros de profundidade! Outra atividade muito apreciada é mergulhar no Rio da Prata e observar peixes coloridos passarem à sua frente.

Melhor época para visitar: dezembro a março.

5 - Arraial do Cabo

Depois de conhecer algumas praias incríveis do Rio e beber muitas caipirinhas, é hora de ir para Arraial do Cabo, localizada a 164 km da capital. Esta bela península tem muitas praias e duas ilhas: a Ilha do Porco e a Ilha do Farol. As praias mais famosas, consideradas o centro da ilha, são a Praia Grande e a Praia dos Anjos.
 

Um dos melhores passeios para fazer em Arraial do Cabo é passear de barco pela península, além, claro, de relaxar e curtir as águas absurdamente cristalinas.
 

Você pode chegar à ilha desabitada Ilha do Farol e visitar a praia de lá. É recomendável que você pegue um barco cedo, pois há um número limitado de visitantes permitidos por dia. No mesmo passeio de barco, você poderá conhecer a Gruta Azul, uma das atrações mais famosas da região, e descer nas Prainhas do Pontal do Atalaia e na Praia do Forno.

Melhor época para visitar: O clima é bom o ano todo! A alta temporada vai de dezembro a março e pode ficar bem movimentada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.