BRASÍLIA - O Ministério das Comunicações (MCom) e a Telebras estão participando da força-tarefa em função da população afetada pelas fortes chuvas na região de São Sebastião (SP), no litoral paulista. O órgão federal e a estatal estão disponibilizando 10 antenas portáteis para auxílio de comunicação via satélite na localidade, além de dois engenheiros que darão suporte e treinamento – quatro dessas chegam ao município ainda nesta terça-feira (21). Cada equipamento tem a capacidade de garantir 20 Mbps de conexão.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou a importância do esforço conjunto entre o governo federal, estadual e municipal para atender a população neste momento de dificuldade. “Estamos todos juntos nesta iniciativa que tem por objetivo garantir o mínimo de condições para que as pessoas que foram atingidas pelas chuvas intensas e enxurradas possam se recuperar. Comunicação, especialmente pela internet, também é um direito que devemos assegurar. As antenas possibilitarão a comunicação das equipes que atuam nas áreas mais isoladas e na desobstrução de estradas, por exemplo”, explicou Juscelino Filho.
Leia mais: Família do MA está entre vítimas de temporal no Litoral Norte de SP
Os equipamentos funcionam como Terminais Transportáveis Telebras por Satélite (T3SAT), que se conectam à internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). O equipamento, disponibilizado em uma maleta de 97 cm de altura e 82 cm de largura, com espessura de 32 cm, possibilita uma conexão com taxa de transmissão de 20 Mbps de download de 2 Mbps de upload. A antena que acompanha tem 76 cm de diâmetro. O dispositivo tem bateria para uso em períodos de falta de energia, com duração de até oito horas. O modem que equipa a T3SAT possui Wi-Fi embarcado e podem ser conectados aparelhos celulares e computadores.
“Mais uma vez o Ministério das Comunicações e Telebras se mobilizam para auxiliar o Governo Federal e viabilizar comunicações emergenciais via nosso satélite. Esses equipamentos não só poderão auxiliar os diversos órgãos que trabalham no resgate e salvamento como também atender a comunidade da região”, completou Jarbas Valente.
Saiba Mais
- Temporal causa estragos e alaga avenidas na cidade de Balsas
- VÍDEO: Imperatriz amanhece com ruas alagadas e chuva forte
- Deputado quer criminalizar aumento injustificado de preços em situações de emergência
- Governo Lula vai liberar R$ 7 milhões para São Sebastião após chuvas
- VÍDEO: chuva provoca alagamentos e queda de árvore na Região Metropolitana de São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.