Temporal em SP

Deputado quer criminalizar aumento injustificado de preços em situações de emergência

Nikolas Ferreira, de Mingas Gerais, apresentou proposta após abuso na venda de água em São Sebastião (SP).

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 22/02/2023 às 15h12
Walace Lara comoveu audiência ao relatar abusos ao vivo
Walace Lara comoveu audiência ao relatar abusos ao vivo (Reprodução/TV Globo)

BRASÍLIA - O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta quarta-feira (22) haver protocolado um projeto que pode criminalizar comerciantes que abusarem de preços de produtos em situação emergência.

A decisão foi tomada depois de ganhar repercussão a história relatada pelo repórter Walace Lara, da TV Globo, de que alguns estabelecimentos da cidade de São Sebastião, uma das mais afetadas pelos temporais que caíram no litoral norte de São Paulo no fim de semana de Carnaval, estariam cobrando R$ 93 por um fardo com seis garrafas de 500 ml de água mineral.

“Acabo de protocolar um Projeto de Lei que criminaliza o aumento injustificado de preços em situações de emergência, calamidade pública e epidemias. É desumano ver o litro d’agua ser vendido a 93$ após os desastres ocorridos em SP”, destacou Ferreira nas redes sociais.

Parlamentar de viés liberal, ele disse que a medida não visa a “estatizar o preço”, mas a garantir “bom senso humanitário” em casos de tragédias.

“Jamais pretendemos estatizar o preço de qualquer insumo, mas há de se ponderar o bom senso humanitário em situações de emergência”, comentou.

Choro ao vivo - A história contada pelo jornalista Walace Lara ganhou rápida repercussão nacional após ele chorar numa entrada ao vivo para reportar a situação na região de São Sebastião.

Em conversa com a jornalista Sabina Simonato, que estava no estúdio, ele foi às lágrimas ao relatar a exploração de comerciantes. "Deus está vendo", criticou.

"A gente fica pensando que nessas horas a gente vê muitos gestos de solidariedade, mas também muita ganância. Como diz o pessoal nas ruas: 'Deus tá vendo'. Cobrar R$ 93 por um litro de água. ".

Depois que o colega de trabalho se emocionou e também deu detalhes sobre a tragédia, Sabina elogiou a postura do jornalista. "Esses gestos, as suas emoções, mostram quão humano o Walace é. Ele é um repórter daqueles que a gente dá nota 10. Vai atrás, né?", exaltou a apresentadora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.