Magistratura

Flávio Dino admite interesse em vaga no STF em 2030

Ministro da Justiça afirmou que acredita que não será indicado para a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposenta em maio deste ano e diz que pensa na vaga de 2030.

Ipolítica

Flávio Dino admitiu interesse em vaga de ministro do Supremo
Flávio Dino admitiu interesse em vaga de ministro do Supremo (Divulgação)

BRASÍLIA - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino afirmou nesta quinta-feira em entrevista a uma emissora de TV, que pretende se candidatar a uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2030.

Foi a primeira vez que Dino admitiu interesse em integrar a Suprema Corte. Em novembro de 2022, quando o nome dele chegou a ser cogitado como um dos possíveis indicados pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para assumir uma cadeira no tribunal, ele afirmou não ter pretensão.

O cenário, contudo, mudou e o ex-governador do Maranhão já trabalha com a possibilidade de voltar à magistratura. A declaração ocorre menos de um mês depois de Lula ter afirmado interesse em disputar a reeleição em 2026. 

No STF, uma vaga será aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski no mês de maio deste ano. Perguntado se já teria interesse na vaga, Dino disse que não. 

“Não. Não fui e acho que não serei. Nunca pensei nisso”, disse. E depois afirmou que se candidatará a uma vaga de ministro do Supremo apenas em 2023.

Leia também: Projeto proíbe uso de linguagem neutra na educação básica

Regulação das mídias

Flávio Dino também voltou a defender a regulação das redes sociais no país. 

“É um debate internacional de enorme importância. O presidente Lula tem proposto, inclusive, que isso se dê no âmbito das Nações Unidas ou G20. A União Europeia avançou nessa regulação. A questão principal é que não há nenhuma atividade humana que seja totalmente desregulada, porque senão tende a abusos. Nós estamos propondo, no Ministério da Justiça, a proteção da verdadeira liberdade de expressão, e tem a fronteira, que é o cometimento de crimes”, pontuou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.