Fim do passaporte

Tarcísio derruba exigência de vacina contra Covid em São Paulo

Medida vai na contramão de determinação do Governo Federal a respeito da comprovação de vacina para beneficiários do Bolsa Família.

Ipolítica

Tarcísio Feitas derrubou exigência do passaporte vacinal em São Paulo
Tarcísio Feitas derrubou exigência do passaporte vacinal em São Paulo (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou projeto que derruba a exigência de vacinação contra a covid-19 para ter acesso aos locais públicos e privados do Estado. 

Com isso, chegou ao fim o chamado “passaporte vacinal” que desde a sua criação provocou polêmicas e debates sobre a liberdade individual do cidadão brasileiro.

“Fica proibido exigir comprovante de vacinação contra covid-19 para acesso a locais públicos ou privados”, afirma o texto.

De acordo com o Executivo, não haverá mais a obrigatoriedade da apresentação do certificado de vacinação para ter acesso a locais públicos e privados, exceto aos profissionais de saúde. 

“Uma vez que eles podem ter contato com imunossuprimidos, trabalhadores em instituições para idosos, profissionais em contato com crianças portadoras de doenças crônicas e mulheres grávidas, considerando que estas pessoas estão mais propensas a desenvolver formas graves de covid-19″, destaca o texto.

Leia também: Neto Evangelista quer afastamento de procuradora do caso 'Ianca Amaral’

A medida deve abrir outra discussão, uma vez que o Governo Federal determinou o comprovante de cobertura vacinal familiar para beneficiários do Bolsa Família. 

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, afirmou que o objetivo não é desvalorizar a vacina, e sim acabar com a exigência de comprovação da mesma em espaços que democraticamente podem ser utilizados por todos. 

“A Secretaria de Saúde e o governo de São Paulo são favoráveis à vacina e entendemos que ela é o melhor instrumento que une custo e efetividade para a prevenção de doenças. O que está em discussão é apresentação do comprovante em determinadas situações”, disse o gestor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.