ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

AGU pede condenação definitiva a financiadores de 8 de janeiro

Pedido é para que três empresas, uma associação, um sindicato e 54 pessoas sejam condenadas a pagar R$ 20,7 milhões como reparação por depredação em Brasília.

Ipolitica

AGU pede condenação definitiva a financiadores de 8 de janeiro
AGU pede condenação definitiva a financiadores de 8 de janeiro (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA- Nesta segunda-feira (13), a Advocacia Geral da União (AGU) pediu que a Justiça Federal de Brasília condene 54 pessoas, uma associação, um sindicato e três empresas a ressarcirem em R$ 20,7 milhões os cofres públicos pelo atos de vandalismo que depredaram as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

Segundo a AGU, a ação envolve pessoas que participaram e empresas que financiaram os atos criminosos. O prejuízo foi calculado a partir de dados apresentados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto, Câmara dos Deputados e Senado Federal. 

Esse é o primeiro pedido de condenação definitiva após investigação dos atos golpistas. Ao todo, a AGU já acionou 178 pessoas na Justiça.

A AGU afirma na ação que houve articulação prévia para convocação dos atos golpistas. Segundo a AGU, “num regime democrático, como no sistema brasileiro, contraria os costumes da democracia e a boa-fé a convocação e financiamento de um movimento ou manifestação com intuito de tomada do poder, situação essa que evidencia a ilicitude do evento ocorrido”.

Trata-se de episódio traumático na história do país, o qual teria sido financiado pelas pessoas identificadas que compõem o polo passivo desta ação”, conclui a AGU, que tem atuado em nome dos três poderes.

O valor a ser ressarcido foi revisado após análise da Câmara dos Deputados, um dos alvos da invasão

 

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.