Mudou

Lula muda discurso e já admite disputar a reeleição em 2026

Presidente da República havia afirmado durante a campanha eleitoral que não concorreria a uma eventual reeleição.

Ipolítica

Lula já admite a possibilidade de disputar a reeleição
Lula já admite a possibilidade de disputar a reeleição (Ricardo Stuckert / PR)

BRASÍLIA - Um mês depois de assumir novo mandato de presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mudou o discurso defendido durante a campanha eleitoral de 2022 e já admite a possibilidade de disputar a reeleição em 2026.

No ano passado ele descartava a hipótese, com o argumento de que com a idade avançada já não seria possível conduzir os rumos da nação depois de 2026. 

Ontem, ao tratar do tema, ele afirmou que pode sim buscar a renovação de seu mandato daqui a 4 anos, a depender “da situação do país”.

“Se chegar no momento, estiver uma situação delicada e eu estiver com saúde, eu posso [concorrer]”, disse em entrevista ao colunista Kennedy Alencar. 

“Mas com saúde perfeita, energia de 40 e tesão de 30”, ponderou.

Leia também: Ana Paula Lobato assume mandato no Senado após licença de Flávio Dino

No ano passado, durante a campanha eleitoral, ele chegou a afirmar que “seria presidente de um mandato só”. Ele foi enfático, na ocasião, ao afirmar que já não teria saúde o suficiente para continuar no poder.

“Todo mundo sabe que não é possível um cidadão com 81 anos querer a reeleição. A natureza é implacável”, disse, aos de 76 anos de idade naquela ocasião.

Lula completou 77 anos em outubro de 2022, e terá 81 anos em 2026. 

Durante a campanha eleitoral aliados falavam em desgaste físico e cansaço do então candidato do PT. 

Para 2026 Lula começou a pensar em nomes como Rui Costa, Camilo Santana, Renan Filho e Fernando Haddad.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.