SUSTO

Pai de Lira passa mal em sessão de posse dos deputados na Câmara

Ex-senador e prefeito de Barra de São Miguel/AL foi socorrido por brigadistas após desmaiar durante juramento dos deputados.

Ipolitica

Pai de Lira passa mal em sessão de posse dos deputados na Câmara
Pai de Lira passa mal em sessão de posse dos deputados na Câmara (Reprodução)

BRASÍLIA- Nesta quarta-feira (01) o pai do deputado Arthur Lira o atual prefeito de Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP), passou mal e teve que ser socorrido ao comparecer ao Plenário da Câmara para assistir a sessão de posse e a votação para eleição da Nova Mesa Diretora. Benedito de Lira foi deputado por três mandatos, antes de exercer o cargo de senador, de 2011 a 2019. 

Conhecido em Alagoas como Biu de Lira, o ex-senador de 80 anos causou comoção dos parlamentares que trataram de acomodá-lo em uma das cadeiras do plenário e acionar brigadistas e a equipe médica da Câmara. O pai de Artur Lira chegou a desmaiar mas despertou ao ser socorrido em uma ambulância. Ele foi encaminhado para exames em um hospital de Brasília, onde se recupera do mal estar. Após o susto, o presidente da Câmara voltou à sessão visivelmente emocionado, e foi ovacionado pelos colegas de parlamento.  

Eleição na Câmara

Diversos partidos de diferentes posições políticas protocolaram a formação de um bloco em apoio à reeleição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Pelas regras, as siglas teriam até às 13h para formalizar a formação na Secretaria-Geral da Mesa (SGM), que agora checa as assinaturas dos deputados para comprovar o bloco. Separadamente, o bloco considera 20 partidos. Contudo, alguns estão reunidos em federações ou tiveram incorporações e fusões já consideradas pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM).

Arthur Lira é favorito na disputa e conseguiu reunir em sua base de apoio o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao todo, o bloco reúne 496 dos 513 deputados federais. 

Como a eleição é secreta, não significa que todos os parlamentares votarão em Lira, mas já sinaliza que o atual presidente da Casa pode quebrar o recorde de votação conferido a presidentes da Câmara. Até agora, os dois presidentes que mais receberam votos foram João Paulo Cunha (PT), em 2003, e Ibsen Pinheiro (PMDB), em 1991. Ambos conquistaram 434 votos, mas eram candidatos únicos.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.