SENADO

Eduardo Girão retira candidatura e declara apoio a Rogério Marinho

Parlamentares votam nesta tarde quem será o novo mandatário do Senado.

Ipolitica

Atualizada em 01/02/2023 às 17h02
Eduardo Girão retira candidatura e declara apoio a Rogério Marinho
Eduardo Girão retira candidatura e declara apoio a Rogério Marinho (Roque de Sá/Agência Senado)

BRASÍLIA- O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) retirou sua candidatura à presidência do Senado e declarou apoio ao senador Rogério Marinho (PL-RN). O anúncio foi feito em pronunciamento aberto aos parlamentares, que escolhem na tarde desta quarta-feira (1º) quem será o novo mandatário da Casa. 

"Diz minha parte para viabilizar minha candidatura, reconheço que não foi possível. De tem alguém que tem chance de trazer a expectativa de mudança de rumo nessa casa é Marinho. Meu voto e apoio são seus", disse Girão ao anunciar a desistência.

Agora a disputa está entre o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tenta a reeleição, e o senador bolsonarista Rogério Marinho. Candidato Palácio do Planalto, Rodrigo Pacheco tem o apoio de sete partidos: PSD (14), MDB (10), PT (9), PDT (3), PSB (2), Cidadania (1) e Rede Sustentabilidade (1), que somam 40 dos 81 assentos na próxima legislatura.

Já Marinho conta com o apoio formal de três siglas além do apoio recém-declarado de Girão que fizeram parte da espinha dorsal de sustentação ao governo anterior: PL (13), PP (6) e Republicanos (4), com 23 representantes. O confronto é visto no meio político como uma nova disputa entre Lula e Bolsonaro. Apesar de estar em viagem aos Estados Unidos desde os últimos dias de seu mandato, o ex-presidente tem participado ativamente de conversas com senadores em busca de votos ao aliado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.