Crise sanitária

Fundo da Amazônia será utilizado para ajudar índios Yanomami

Garantia foi dada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva nesta segunda-feira (30).

Ipolítica, com informações do G1

- Atualizada em 30/01/2023 às 14h36
Marina Silva assegurou uso do Fundo da Amazônia para ajudar povos indígenas
Marina Silva assegurou uso do Fundo da Amazônia para ajudar povos indígenas (Reprodução World Economic)

BRASÍLIA - O Fundo da Amazônia será utilizado pelo Governo Federal para auxílio imediato aos povos indígenas Yanomami atingidos pela forte crise sanitária no norte do país. 

Quem assegura a utilização dos recursos é a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Os índios Yanomami sofrem com uma grave crise de saúde, com casos de desnutrição e malária e registros de óbitos.

"Os recursos do Fundo Amazônia serão deslocados para ações emergenciais. Essas ações estão sendo tratadas em vários níveis, que envolvem: a questão da saúde; o tratamento ao problema da grave situação de fome, que está assolando as comunidades; a parte de segurança, para que essas pessoas possam ficar em suas comunidades, e isso tem a ver com operações de desintrusão do garimpo criminoso dentro dessas comunidades", disse Marina.

Leia também: Brandão se solidariza a Flávio Dino após ministro ser hostilizado em Brasília

Fundo Amazônia
O Fundo da Amazônia foi criado em 2008, com o objetivo de financiar ações de redução de emissões provenientes da degradação florestal e do desmatamento. 

O fundo é utilizado atualmente para apoiar comunidades tradicionais e ONGs que atuam na região amazônica, além de fornecer recursos para estados e municípios para ações de combate ao desmatamento e a incêndios.

O fundo é abastecido com recursos de doações internacionais. Os governos de Alemanha e Noruega respondem, juntos, por mais de 99% dos depósitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.