Reação

OAB emite nota após ataque a advogado de Lula

Cristiano Zanin foi alvo de agressões e ameaças na manhã de quarta-feira.

Ipolítica

Advogado de Lula Cristiano Zanin foi agredido e ameaçado
Advogado de Lula Cristiano Zanin foi agredido e ameaçado (Reprodução)

BRASÍLIA - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu nesta quinta-feira (12) uma nota de desagravo em favor do advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanin, alvo de agressões e ameaças na manhã de quarta-feira (11) no Aeroporto Internacional de Brasília.

A agressão verbal ocorreu por volta das 9h, quando Zanin havia acabado de desembarcar na capital federal e estava em um dos banheiros do aeroporto.

Num vídeo em que ele apaece escovando os dentes, um homem se aproxima, filmando, e chama Zanin de “corrupto”, “bandido”, “safado” e “vagabundo”.

Em nota, a Ordem considerou “inaceitáveis” as agressões.

“O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) considera inaceitáveis agressões físicas ou verbais contra quaisquer advogadas ou advogados em decorrência de sua atuação profissional, como vem ocorrendo frequente e sistematicamente no país. A advocacia deve ser respeitada ao exercer suas obrigações constitucionais, não importa quem sejam seus representados. A OAB manifesta solidariedade ao advogado Cristiano Zanin, covardemente agredido e ameaçado nesta quarta-feira, no aeroporto de Brasília, e desagrava todos os advogados e advogadas atacados em função da ideologia ou das opiniões de seus clientes", diz a nota.

Que completa: “O Estado Democrático de Direito pressupõe que todas as pessoas devem ter acesso a uma defesa qualificada, independentemente das acusações ou mesmo de culpa que recaem sobre elas. Assim, a OAB atuou de forma veemente em favor dos colegas que sofreram diversas tentativas de abuso, no passado, por parte de operações e também em favor dos profissionais que, neste momento, representam clientes investigados pelo STF".

O comunicado menciona, ainda, o fato de que são advogados que estão atuando na defesa dos bolsonaristas presos acusados de atentado contra o Estado Democrático, após os atos terroristas de domingo (8) no Distrito Federal.

"O mesmo ocorre em relação às advogadas e advogados que atuam em favor dos presos após os atos violentos do domingo. O Conselho Federal dá suporte a todos os atos da OAB-DF para assegurar o respeito às prerrogativas da profissão, principalmente para viabilizar o acesso da advocacia a seus clientes e a participação de advogados e advogadas nas audiências de custódia de quase 700 detidos. O compromisso da OAB é com o Brasil e com a advocacia, não com ideologias ou governos. Por esse motivo, episódios como o desta quarta-feira merecem um contundente repúdio e a adoção das medidas necessárias, pelas autoridades competentes, para a punição dos responsáveis, sendo a eles garantido o devido processo legal, o direito à ampla defesa e ao contraditório”, conclui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.