Segurança

Plano de Segurança para as sedes dos três Poderes é discutido no Senado

Proposta é do senador Giordano, de São Paulo, e tem como justificativa os ataques registrados contra prédios públicos no último domingo.

Ipolítica, com informações do Senado

Servidoras do Congresso Nacional trabalham em meio a destroços
Servidoras do Congresso Nacional trabalham em meio a destroços (Waldemir Barreto/Agência Senado)

BRASÍLIA - O Senado Federal discute a partir desta semana a elaboração de um plano de segurança para as sedes dos Poderes da República situadas em Brasília. 

A proposta foi levantada pelo senador Giordano, do MDB de São Paulo, e toma por base os destroços deixados por bolsonaristas radicais no último domingo, quando houve invasão e saques no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF).

O parlamentar defende ser necessária "a adoção de um plano de contingência permanente em defesa dos prédios públicos históricos e simbólicos para a democracia brasileira".

Leia também:

Pacheco e Lira vão levar decreto de intervenção a Lula

Os ataques em Brasília e o Orçamento 2023 de São Luís

Moraes determina a prisão de ex-comandante da PM do DF

Ofício

Giordano enviou ofícios ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; ao ministro da Justiça, Flávio Dino, e ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. 

Em sua solicitação, Giordano propõe que o plano de contingência seja coordenado pelo Poder Executivo e assegure o envio de tropas federais, forças policiais da União e do Distrito Federal, polícias legislativas do Congresso Nacional e polícia judicial do STF.

O documento classifica os ataques de 8 de janeiro como "grave incidente que macula o Estado democrático de direito", e diz esperar que tropas em contingente suficiente sejam capazes de preservar os prédios públicos e o patrimônio cultural de Brasília.

Ainda não há resposta ao ofício por parte das autoridades acionadas pelo senador. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.