BRASÍLIA - O presidente do Senado em exercício, Veneziano Vital Rêgo (MDB-PB), afirmou na noite desta segunda-feira (9), em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 27 governadores, que o os senadores vão trabalhar mesmo em meio aos destroços deixados por vândalos nesta terça-feira.
A Casa deve votar o decreto de intervenção na Segurança do Distrito Federal assinado por Lula e que foi aprovado ontem na Câmara dos Deputados.
Veneziano afirmou que os senadores não vão recuar diante de ataques radicais contra o Parlamento.
“O Senado se reunirá amanhã, mesmo sem portas, mesmo em meio aos destroços, para debater e deliberar o decreto apresentado pela chefia do Executivo. Nós não nos ajoelharemos. Nós não nos quedaremos, como de fato não nos quedamos. Esse gesto tem simbolismos extraordinários, não dimensionáveis, e precisa ser reverberado dia a dia junto àqueles que nós representamos”.
Leia também: Deputado quer convocação de Flávio Dino por omissão em ataques em Brasília
Reunião
A reunião foi convocada pelo presidente Lula como forma de resposta aos ataques antidemocráticos ocorridos durante a invasão da Praça dos Três poderes por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro.
No encontro, tanto os governadores quanto o presidente Lula repudiaram os atos violentos. Governadores classificaram a ação como "terrorista".
Lula apontou negligência da Polícia do Distrito Federal e disse que as investigações levarão aos financiadores do atentado aos Três Poderes. Os participantes também pediram união da classe política, independentemente da posição ideológica, para defender a democracia.
Participaram igualmente da reunião a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber; o presidente da Câmara, Arthur Lira; o procurador-geral da República, Augusto Aras; prefeitos; ministros, entre eles o da Justiça, Flávio Dino; e o presidente da Frente Nacional de prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.