Repúdio

Conselho Nacional dos Procuradores quer a prisão de radicais que invadiram o Congresso e o STF neste domingo

Por meio de nota, o conselho classificou os atos de antidemocráticos e lamentou os prejuízos ao patrimônio público.

Ipolítica

Boslonaristas ocuparam prédios do STF, do Congresso e o Planalto na tarde deste domingo
Boslonaristas ocuparam prédios do STF, do Congresso e o Planalto na tarde deste domingo (Reprodução / TV Globo)

BRASÍLIA - O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) repudiou os ataques de bolsonaristas na tarde deste domingo em Brasília. 

Por meio de nota, o conselho classificou os atos de antidemocráticos e lamentou os prejuízos ao patrimônio público.

O conselho afirmou que os “transcendem o limite constitucional da liberdade de expressão, configurando-se como crimes que devem ser apurados e julgados na forma da lei”.

As forças de segurança pública foram acionadas para prender os responsáveis pelos atos e retomar os prédios dos órgãos públicos. 

Até o momento, 150 pessoas já foram presas.

Leia também: 

Vídeos: veja como foi o ataque de bolsonaristas em Brasília 

Manifestantes ocupam STF e Congresso Nacional

Cappelli é normado por Lula em intervenção do Governo no DF

Abaixo, a íntegra da nota.

Nota

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) expressa o seu mais profundo repúdio aos atos criminosos que culminaram na invasão das sedes dos Três Poderes do Estado ocorridos neste domingo, dia 08 de janeiro de 2023 em Brasília. Tais atos antidemocráticos, inclusive com prejuízo ao patrimônio público, transcendem o limite constitucional da liberdade de expressão, configurando-se como crimes que devem ser apurados e julgados na forma da lei. Por força da Constituição Federal, o Ministério Público brasileiro tem como função essencial a defesa da ordem jurídica e do regime democrático, manifestado pelo respeito à vontade da maioria da população brasileira. 

Os Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União reafirmam o papel do Ministério Público enquanto defensor do Estado Democrático de Direito, colocam-se ao lado dos Poderes constituídos para prevenir e reprimir atos criminosos e antidemocráticos e, confiando no trabalho das autoridades competentes, clamam pela aplicação de rígidas medidas de apuração e providências punitivas a todo aquele que concorreram à lamentável e atroz agressão e violência ao povo brasileiro. 

CONSELHO NACIONAL DOS PROCURADORES-GERAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS E DA UNIÃO – CNPG 

Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti Presidente do CNPG

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.