Invasão em Brasília

Cappelli é nomeado por Lula para a Segurança Pública na intervenção do Governo no DF

Cappelli foi secretário de Estado da Comunicação nas gestões Flávio Dino e Carlos Brandão.

Ipolítica

Atualizada em 09/01/2023 às 08h17
Ricardo Capelli é nomeado para a Segurança em Brasília
Ricardo Capelli é nomeado para a Segurança em Brasília (Divulgação)

BRASÍLIA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal no Distrito Federal e nomeou Ricardo Garcia Cappelli como novo responsável pela segurança pública na capital. 

Cappelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça, braço direito do ministro Flávio Dino.

Capelli também atuou como secretário de Estado da Comunicação do Governo do Maranhão, antes de ir para o Ministério da Justiça.

“Vamos descobrir quem são os financiadores”, disse Lula.

Invasão

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram o Congresso Nacional na tarde deste domingo (8), após confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. 

Alguns manifestantes estavam com pedaços de paus e pedras.

Reação

Policiais militares tentaram conter os manifestantes com uso de spray de pimenta, mas sem sucesso. Os bolsonaristas invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional. 

Os policiais também usaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os manifestantes. No local, havia pontos com fumaça. Além disso, vidraças do monumento foram quebradas.

Após a invasão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco disse em uma rede social que em uma conversa por telefone, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou que "está concentrando os esforços de todo o aparato policial, no sentido de controlar a situação". 

Pacheco disse ainda que repudia os atos antidemocráticos e que eles devem "sofrer o rigor da lei com urgência".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.