BRASÍLIA- Nesta quinta-feira (29), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou que o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), será o líder do governo no Congresso.
Randolfe Rodrigues tem 49 anos e, desde 2010, é senador pelo Amapá. filiado ao partido Rede Sustentabilidade, formado em história foi deputado por dois mandatos. Seu partido foi durante a campanha de 2022 da coligação Lula-Alckmin.
Em 2021 o político foi vice-presidente da CPI da covid e tambám é líder da Rede Sustentabilidade no Senado. Além disso o senador atua como titular nas comissões de Assuntos Econômicos, de Relações Exteriores, e de Ordem no Congresso.
O futuro governo já anunciou que o deputado José Guimarães (PT-CE) e o senador Jaques Wagner (PT-BA) serão os líderes do novo governo na Câmara e no Senado a partir de 2023.
Os líderes do governo são responsáveis por articular a votação de projetos de interesse do Executivo – e evitar que as chamadas "pautas-bomba" sejam aprovadas, ao mesmo tempo.
Como líderes, os parlamentares têm direito a um tempo maior de fala durante as sessões de plenário e a "orientar voto" – ou seja, usar o microfone para dizer como a base do governo deve votar cada tema.
Saiba Mais
- Senado quer votar PEC do fim da reeleição ainda em 2024
- Governadores discutem reforma tributária em Brasília
- Senado discute regulamentação da inteligência artificial
- Regulamentação de cigarros eletrônicos e aborto serão temas do Congresso
- Nikolas Ferreira propõe grupo de trabalho para resolver greve nas universidades
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.