Articulação

Tebet pode assumir o Ministério do Planejamento

Tebet deve ficar com um ministério "turbinado", com maior orçamento em relação ao atual cenário e mais espaços de poder na pasta.

Ipolítica, com informações do G1

Simone Tebet e Lula vão conversar hoje sobre comando do Ministério do Planejamento
Simone Tebet e Lula vão conversar hoje sobre comando do Ministério do Planejamento (Ricardo Stuckert)

BRASÍLIA - A senadora Simone Tebet (MDB-MS) deve assumir o Ministério do Planejamento no Governo Lula. É o que apontam aliados da emedebista.

Há pelo menos duas semanas Tebet e Lula têm conversado de forma mais ativa sobre a sua participação no primeiro escalão de Governo. As conversas agora, avançaram. 

Tebet exigia de Lula espaços, orçamento e participação mais robusta no Executivo. 

Leia também: Flávio Dino anuncia policial penal para pasta em ministério

Reunião

Está previsto para hoje, uma reunião entre a senadora e o presidente eleito. Antes disso, deverá ocorrer um encontro do presidente do MDB, Baleia Rossi, com o petista Alexandre Padilha, já anunciado por Lula como futuro ministro das Relações Institucionais.

Tebet foi terceira colocada no primeiro turno das eleições presidenciais. No segundo turno, apesar de não ser uma aliada histórica de Lula, ela apoiou o presidente eleito. Isso impulsionou o nome da senadora para ocupar um ministério no novo governo.

A senadora queria inicialmente uma pasta ligada a ações sociais, como o Desenvolvimento Social, que acabou ficando com o senador eleito Wellington Dias (PT-PI). 

Depois de muitas conversas, no desenho acertado entre Tebet e a equipe de transição, o Planejamento deve ficar responsável pelo PPI, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o que dará maior orçamento e poder à emedebista.

Na gestão Bolsonaro, o PPI ficou um período com a Casa Civil, e depois com o Ministério da Economia. O programa define privatizações e concessões ao setor privado.

Também devem ficar sob a alçada do Planejamento o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).

Ainda será discutido se Tebet também vai ficar responsável pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.