Anúncio

Lula vai anunciar mulheres no 1º escalão nesta quinta-feira

Margareth Menezes, Ana Moser e Nísia Trindade devem ser anunciadas para a equipe presidencial.

Ipolítica

Margareth Menezes disse ter aceitado convite de Lula na semana passada
Margareth Menezes disse ter aceitado convite de Lula na semana passada (Reprodução Guilherme Mazui)

BRASÍLIA - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará nesta quinta-feira as primeiras mulheres para a sua equipe de primeiro escalão. 

O anúncio será o segundo para ministérios. Há, contudo, impasse ainda sobre importantes pastas por partidos que se alinharam ao PT na campanha eleitoral. 

Nos bastidores fala-se na cantora Margareth Menezes, para a Cultura, como ela mesmo antecipou há duas semanas em entrevista coletiva; a ex-jogadora de vôlei Ana Moser para a pasta de Esportes; Nísia Trindade, para a Saúde; Anielle Franco para a pasta de Igualdade Racial; Esther Dweck para a pasta de Gestão e Alexandre Padilha para Relações Institucionais. 

De um total de 37 ministérios da Esplanada, aproximadamente 24% terão mulheres no comando. 

A baixa indicação de mulheres para o primeiro escalão foi alvo de críticas de aliados de Lula, sobretudo do PSOL e de movimentos sociais em defesa da mulher, logo após ele ter anunciado os primeiros ministros, todos homens. 

Foi justamente o que motivou Lula a preparar um pacote de anúncio de mulheres para o Governo. O objetivo é amenizar o desgaste acumulado quando ele anunciou os primeiros nomes para ministérios.

Abaixo, os nomes que devem ser anunciados nesta quinta-feira. 

Saúde: Nísia Trindade, presidente da Fiocruz
Gestão: Esther Dweck, economista e professora adjunta do Instituto de Economia da UFRJ
Igualdade Racial: Anielle Franco, educadora
Esporte: Ana Moser, ex-jogadora de vôlei
Cultura: Margareth Menezes, cantora
Relações Institucionais: Alexandre Padilha, deputado federal

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.