Bloco feminino

Depois de críticas, Lula pretende anunciar mulheres em ministérios

Até o momento, o presidente eleito anunciou apenas homens para a sua equipe de primeiro escalão, o que incomodou mulheres que apoiaram sua eleição.

Ipolítica

Margareth Menezes pode ser anunciada para a Cultura
Margareth Menezes pode ser anunciada para a Cultura (Alessandra Lori)

BRASÍLIA - Depois de sofrer críticas por ter confirmado apenas homens no primeiro anúncio de composição de membros de primeiro escalão para o futuro governo, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prepara anúncio de uma ala feminina para a sua equipe.

Na manhã desta terça-feira ele está reunido com a cantora baiana Margareth Menezes, que foi formalmente convidada para comandar o Ministério da Cultura. O Imirante.com abordou o tema na semana passada. 

Além de Margareth, Lula pretende anunciar outras sete mulheres para comandar pastas no governo que se inicia em janeiro de 2023. 

Ao todo, o presidente eleito deve contar com cerca de 35 ministérios.

Dentre os nomes cotados no bloco feminino, estão a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima [para a Saúde], e a governadora do Ceará Izolda Cela (sem partido) [para a Educação]. 

A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) chegou a ser cotada pela imprensa nacional, para ocupar espaços no Governo Lula. 

Até o momento, contudo, não há novidades sobre a possível indicação da parlamentar. 

Equipe masculina

No primeiro anúncio de composição de ministérios, Lula confirmou os nomes de cinco homens para a sua equipe.

Ele escolheu Fernando Haddad para ocupar a Fazenda; Rui Costa para a Casa Civil; José Múcio na Defesa; Flávio Dino para a Justiça e Mauro Vieira para o Ministério das Relações Exteriores.

Ele também escolheu representantes para as Forças Armadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.