Decisão

Gilmar Mendes manda Carla Zambelli entregar arma em 48 horas

Ministro do STF atendeu a pedido da PGR. Ele deu prazo de 48 horas para parlamentar entregar arma voluntariamente.

Ipolítica, com agências

Zambelli perseguiu homem armada em São Paulo
Zambelli perseguiu homem armada em São Paulo (Reprodução/Instagram)

BRASÍLIA - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu temporariamente, nesta terça-feira (20), o porte de arma da deputada federal Carla Zambelli (PL), de São Paulo.

Ele também deu 48 horas para que a parlamentar entregue voluntariamente a pistola que empunhou em público, um dia antes do segundo turno das eleições deste ano, em outubro. Na ocasião, ela perseguiu armada um homem que insinuou prostituição da deputada. Munições também deve ser entregues.

Segundo o despacho de Mendes, os equipamentos devem ser voluntariamente entregues na Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal ou de São Paulo. Em caso de recusa da parlamentar, o ministro autoriza busca e apreensão para o recolhimento da arma, nos endereços da investigada.

O processo em que a liminar foi concedida investiga se Zambelli extrapolou no seu direito de defesa. Com base nos vídeos do episódio envolvendo a parlamentar, Mendes concluiu que o argumento de que ela agiu para se defender é “incoerente com a dinâmica dos fatos até agora apurados”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.