Manobra

Lira trabalha para acelerar tramitação da PEC da Transição

Manobra ocorre com articulação de deputados do PT e aliados do presidente eleito Luiz Inácio Lula.

Ipolítica

Arthur Lira garante tramitação de matéria sem análise de comissões técnicas da Câmara
Arthur Lira garante tramitação de matéria sem análise de comissões técnicas da Câmara (Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA - O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), articulou uma manobra na Casa para acelerar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que vai assegurar ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), gastos acima do teto durante a sua gestão. 

O texto da PEC foi apensado a outra proposta na última sexta-feira (9), logo após encaminhamento do Senado, o que permite que a matéria não precise passar por nenhuma comissão técnica.

A tramitação da peça ocorrerá nesta semana diretamente no Plenário da Casa. 

A manobra legislativa foi articulada junto a parlamentares do PT e favorece Lula. A previsão é que o texto seja votado na quarta-feira (14).

Leia também: Ministério da Economia projeta queda de gastos e da dívida pública na gestão Bolsonaro

O plenário do Senado aprovou na quarta-feira (7) a PEC da Transição. Os senadores mantiveram o texto da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), em meio à pressão da oposição para reduzir o impacto e o prazo de duração.

O placar para a aprovação do texto base foi de 64 a 16 no primeiro turno e de 64 a 13 no segundo turno. O texto agora precisa passar pela Câmara dos Deputados, onde precisará do aval de 308 parlamentares.

"Fura teto"

Caso a PEC seja aprovada, Lula terá a ampliação do teto de gastos em R$ 145 bilhões em 2023 e 2024 para o pagamento do Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família). Ele também terá outros R$ 23 bilhões a mais para investimentos fora do teto em caso de arrecadação de receitas extraordinárias.

A oposição teme pelas contas públicas e pede cautela na análise da matéria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.