TSE

Lula e Alckmin serão diplomados nesta segunda-feira

Presidente e vice-presidente eleitos terão vitória nas urnas oficializada em cerimônia do TSE.

Ipolítica

Atualizada em 11/12/2022 às 21h06
Lula e Alckmin serão diploomados nesta segunda-feira, 12, em Brasília
Lula e Alckmin serão diploomados nesta segunda-feira, 12, em Brasília (Cláudio Kbene)

BRASIL - A cerimônia de diplomação dos eleitos para a Presidência da República nas eleições de 2022 ocorrerá às 14h desta segunda-feira, 12, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na solenidade, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin receberão os diplomas que os habilitam a tomar posse nos cargos de presidente e vice-presidente perante o Congresso Nacional. 

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha da pessoa eleita pela maioria do eleitores nas urnas eletrônicas. Durante o evento, que marca o fim do processo eleitoral, serão entregues a Lula e a Alckmin os respectivos diplomas assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

A entrega dos documentos acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação.

Toda a cerimônia seguirá as recomendações exigidas pelas autoridades sanitárias para garantir a segurança dos participantes.

Maranhão

No Maranhão, a cerimônia de diplomação acontece no próximo dia 17. Serão diplomados o governador reeleito, Carlos Brandão (PSB) e o vice-governador eleito, Felipe Camarão (PT).

Também receberão diplomas de eleitos o senador Flávio Dino (PSB) e seus dois suplentes de senador e ainda os 42 deputados estaduais eleitos e seus suplentes e os 18 deputados federais eleitos e também os suplentes.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão ainda está julgando a prestação de contas de campanha dos eleitos.

A previsão é de que até o dia 14 deste mês, todos os processos sejam apreciados pela Corte Eleitoral. No total, são 125 prestações de contas dos eleitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.