Vacina contra Covid

Anvisa autoriza nova fase de ensaio clínico da Butanvac

Nesta etapa, serão analisados a consistência de doses de reforço.

Agência Brasil

Os ensaios clínicos são usados pelos laboratórios que testar novo medicamento ou vacina.
Os ensaios clínicos são usados pelos laboratórios que testar novo medicamento ou vacina. (Foto: Marcelo Camargo)

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nessa quinta-feira (1º) que autorizou a segunda fase de ensaios clínicos da Butanvac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Nesta etapa, serão analisados a consistência de doses de reforço, a segurança do imunizante e a capacidade de imunização. 

De acordo com a Anvisa, a autorização foi baseada em resultados obtidos na fase anterior dos estudos, que demonstraram perfil de segurança aceitável da vacina. Foram analisados dados de estudos não-clínicos in vitro e em animais. 

Os ensaios clínicos são usados pelos laboratórios que testar novo medicamento ou vacina de forma experimental em seres humanos. Durante a fase clínica, os testes devem demonstrar a segurança e eficácia para saúde. Se ficar comprovado que os benefícios superam os riscos, o imunizante poderá ser registrado pela Anvisa e disponibilizado pelo mercado. 

A primeira fase de desenvolvimento da Butanvac foi autorizada pela Anvisa em junho de 2021, quando os primeiros voluntários passaram a ser vacinados. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.