Prevenção de doenças

Prática de exercícios cresce no Brasil, segundo pesquisa do Ministério da Saúde

Controle de doenças cardíacas, diabetes, câncer e depressão são benefícios da atividade física regular.

Brasil 61

Pesquisa abordou indicadores da prática de atividade física dos brasileiros nos últimos 15 anos.
Pesquisa abordou indicadores da prática de atividade física dos brasileiros nos últimos 15 anos. (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde (MS) divulgou, neste mês, um novo relatório sobre a vigilância dos fatores de risco e proteção para doenças no Brasil. O objetivo do levantamento é trazer informações atualizadas sobre os fatores de risco que influenciam no desenvolvimento das doenças crônicas. 

Nesta edição, a pesquisa abordou indicadores da prática de atividade física dos brasileiros nos últimos 15 anos, e concluiu que a frequência de adultos que se exercitavam regularmente aumentou em 6,4%. O crescimento foi observado em ambos os sexos, mas foi maior entre as mulheres, de 22,2%, em 2009, para 31,3% em 2021. Entre os homens, a variação foi de 39,8% a 43,1%, no mesmo período.

O personal trainer Laurent Gomides de Souza confirma que atualmente há mais procura pelos serviços de acompanhamento dos treinos. “Eu posso dizer é que teve um aumento de 40%, mais ou menos, este ano. Dos alunos, alguns amigos meus também, que são personal trainer, também tiveram um aumento. Tiveram esse aumento de pessoas procurando e se matriculando, fazendo atividade física”.

A prática de exercícios favorece a prevenção e o tratamento de doenças crônicas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, os benefícios das atividades físicas para controle de doenças cardíacas, diabetes, câncer e depressão são comprovados cientificamente. Segundo a nutróloga Andrea Pereira, isso pode ser explicado por diversos fatores, como a redução de inflamação, da resistência à insulina e do tecido gorduroso, além do aumento da massa muscular e da imunidade.

A médica esclarece que vários estudos demonstram a melhoria da qualidade de vida, do humor e da disposição a partir da prática regular de exercícios físicos, “isso ocorre porque existe uma liberação de várias substâncias, principalmente a endorfina, associada a essa memória. Indiretamente, a socialização, a disciplina e as metas demandadas pelo exercício levam também a uma melhora da saúde mental”. Ela aconselha buscar um exercício agradável, já que os benefícios são conquistados com regularidade e nunca é tarde para começar.

Vinícius Siqueira, 20, mora na cidade de Ceilândia, em Brasília (DF). Ele começou a praticar atividades físicas com frequência neste ano, e conta que a mudança no estilo de vida foi fundamental para a saúde. “Tem me ajudado muito a perder peso e na questão da minha autoconfiança, minha autoestima também que é muito importante. Então eu considero que eu esteja mais saudável ultimamente, a minha disposição melhorou muito pela questão da atividade física. E minha saúde mental também melhorou muito”, afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.