Aumento

Câmara debate proposta de reajuste recorde para planos de saúde

Deputado lembra que aumento deste ano deve ficar entre 15% e 18,2%, superando o registrado em 2016.

Agência Câmara

planos de saúde devem apresentar reajuste recorde
planos de saúde devem apresentar reajuste recorde (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O reajuste dos planos de saúde será tema de audiência pública nesta terça-feira (14) na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

O debate será realizado no plenário 8, às 10 horas, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.

O deputado BIra do Pindaré (PSB-MA), um dos autores do pedido de audiência, disse que, de acordo com projeções de especialistas e analistas do setor, os reajustes deste ano devem ficar entre 15% e 18,2%, superando o recorde de 13,57% registrado em 2016. "Será o maior aumento da história", disse.

Leia também: Projeto que pode reverter decisão do STJ sobre planos de saúde começa a tramitar

O deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que também pediu o debate, acredita ser inviável, em plena pandemia, quando as famílias estão mais vulneráveis tanto do ponto de vista da saúde quanto do ponto de vista econômico, que sejam realizados reajustes.

Já o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), autor também de requerimento para realização da audiência, lembrou que o Brasil tem aproximadamente 49 milhões de beneficiários de planos de saúde. Para ele, esse aumento de preços deve ser observado com cautela, especialmente pelo avanço da pobreza e do desemprego, resultado da pandemia de Covid-19.

Valente lembrou ainda que, durante a pandemia, que vitimou mais de 600 mil brasileiros, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi imprescindível, atendendo com eficiência os que possuem e os que não possuem planos de saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.