Internet mais rápida

Câmara debate entraves para a implantação do 5G; São Luís já tem legislação

O debate atende a sugestão da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

Ipolítica com Agência Câmara

Comissão da Câmara vai debater tema
Comissão da Câmara vai debater tema (Billy Boss/Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA - A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (9) os entraves logísticos das empresas para a implantação do 5G no Brasil. O debate atende a sugestão da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

A deputada destaca que a implantação da tecnologia 5G no Brasil é fundamental para colocar o Brasil dentro da revolução produtiva denominada Revolução 4.0. Ela lembra que 5G é a tecnologia que possibilitará a operação de máquinas e equipamentos à distância.

Leia também: Senador afirma que trabalha para agilizar implantação do 5G em São Luís

“Porém, hoje existem problemas e entraves para a plena implantação desta nova tecnologia, como problemas relativos à demora para a emissão das autorizações municipais para instalação das antenas das operadoras, um novo regulamento de compartilhamento de postes entre os diversos setores e empresas provedoras de internet, limpeza da faixa das antenas parabólicas para que a operação do 5G e conectividade nas escolas”, afirma.

São Luís

No mês de maio, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (sem partido), anunciou a sanção à lei que garante as condições para que a capital maranhense receba a tecnologia 5G de internet móvel.

Segundo Braide, com a sanção da Lei Municipal nº 6.985/2022 - que havia sido aprovada na Câmara Municipal, a cidade agora está preparada para receber a nova tecnologia "que vai proporcionar uma internet mais rápida, mais segura e vai permitir uma série de novos serviços em diversas áreas”.

Entre as principais novidades da tecnologia 5G, estão a transmissão de altas taxas de dados e em baixa latência, ou seja, no menor espaço de tempo possível, com segurança e confiabilidade. Na ampla gama de possibilidades a serem exploradas, há aplicações eficientes para o desenvolvimento de serviços destinados a diversas atividades econômicas e pessoas físicas, como operação remota de máquinas, operação de máquinas por outras máquinas, procedimentos em telemedicina e transmissão de vídeos em alta resolução.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.