Câmara

Cobrança de mensalidade em universidade pública sai da pauta da CCJ

Texto determina gratuidade apenas para estudantes comprovadamente carentes.

Gilberto Léda/ipolítica

Projeto pode autorizar cobranças em instituições públicas
Projeto pode autorizar cobranças em instituições públicas (UFMA)

BRASÍLIA - O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Arthur Maia (União Brasil-BA) decidiu retirar de pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 206/2019, que permite que universidades públicas cobrem mensalidades de alunos encontra resistências entre a bancada do Maranhão no Congresso.

A informação foi confirmada pelo deputado federal maranhense Rubens Júnior (PT).  Ele comemorou a decisão como “vitória”.

“Sobre a PEC 206/19, que institui cobrança em universidades públicas, o presidente da CCJ confirmou que ela está fora da pauta. Não será votada”, disse.

A PEC determina que as universidades públicas deverão cobrar mensalidades dos alunos. A gratuidade será mantida apenas para estudantes comprovadamente carentes, definidos por comissão de avaliação da própria universidade, com base em valores mínimo e máximo estabelecidos pelo Ministério da Educação. Os recursos devem ser geridos para o próprio custeio das universidades.

Na semana passada, o Imirante ouviu mais da metade dos representantes maranhenses na Câmara e no Senado. A maioria é contra a proposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.