Base de Alcântara

Proposta repassa 5% das receitas do CLA para ações em comunidades locais

Projeto de lei é do deputado maranhense Pastor Gil e está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para parecer.

Agência Câmara

Pastor Gil quer repasse de 5% de recursos da Base de Alcântara para aplicação em projetos sociais e também infraestrutura da cidade
Pastor Gil quer repasse de 5% de recursos da Base de Alcântara para aplicação em projetos sociais e também infraestrutura da cidade (Câmara dos Deputados)

BRASIL - Na Câmara dos Deputados, tramita o projeto de lei 916/22 que determina a aplicação de 5% das receitas financeiras decorrentes das atividades econômicas do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em projetos nas áreas de infraestrutura, transportes e tecnologia no município de Alcântara (MA). 

Pela proposta, o percentual de 5% incidirá sobre contratos de uso, de pesquisa, de lançamento de foguetes ou qualquer outra atividade do CLA ou subsidiárias. Caberá ao Comando da Aeronáutica, responsável pelo CLA, definir as regras para repartição dos recursos, bem como as diretrizes e os critérios de investimento.

“A ideia é compensar financeiramente as comunidades tradicionais diretamente envolvidas no contexto das atividades aeroespaciais no Centro de Lançamento de Alcântara”, disse o autor da proposta, deputado maranhense Pastor Gil (PL-MA).

O parlamentar lembrou que o CLA, localizado em município a 32 km de São Luís, capital do estado, é a base de lançamento de foguetes da Força Aérea  Brasileira onde são realizados os testes do Veículo Lançador de Satélites (VLS).

A base está sob o acordo de salvaguarda tecnológica assinado entre o Brasil e os Estados Unidos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.