No Congresso

Bancada maranhense se reúne e discute projetos com prefeitos

Vinte e dois prefeitos e o presidente da Famem, Erlânio Xavier, tiveram participação articulada por Weverton Rocha

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Bancada Maranhense se reuniu quarta-feira no Congresso Nacional
Bancada Maranhense se reuniu quarta-feira no Congresso Nacional (Reprodução Instagram)

BRASÍLIA - A bancada maranhense no Congresso Nacional realizou na tarde de ontem (27) o primeiro encontro presencial desde que havia sido suspensa a modalidade, em 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19 no país e discutiu projetos com prefeitos.

Eleito na semana passada por unanimidade, o novo coordenador do colegiado Cléber Verde, foi quem conduziu os trabalhos.

Participaram da reunião 16 dos 18 deputados federais e os três senadores do estado, além de 22 prefeitos e do presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Erlânio Xavier (PDT).

“Foi realizada na Câmara dos Deputados, na tarde desta quarta-feira (27), a primeira reunião presencial, após dois anos da pandemia, da Bancada Federal do Maranhão, coordenada por mim. Compareceram 16 deputados federais, os três senadores do estado, além de 22 prefeitos, bem como o presidente da Famem, Erlanio Furtado Luna Xavier, vereadores, secretários e assessores. Na oportunidade, além de ouvir as reivindicações dos gestores dos municípios, debatemos sobre importantes pautas municipalistas, como a manutenção de rodovias e formas de melhorar a qualidade de vida do povo maranhense, em especial daqueles afetados pelas enchentes que atingiram nosso estado”, disse Cléber Verde. 

Leia também: Roberto Rocha critica nota de Dino sobre escândalo dos respiradores

Ele afirmou que que também debateu com os demais membro da bancada, a inclusão do Maranhão no Programa Calha Norte (PCN).

“Também se discutiu a inclusão do Maranhão no Programa Calha Norte - PCN, que atua na promoção do desenvolvimento regional e coordena ações na área de infraestrutura. O PCN atende aos estados do Norte, do Centro-Oeste e do Nordeste do Brasil; no entanto, apenas dez municípios maranhenses estão incluídos em suas ações. Na condição de coordenador da Bancada, um dos meus compromissos é incluir todos os municípios do Estado no PCN”, concluiu.

Articulação

O senador Weverton Rocha, que foi quem articulou a agenda de Erlânio Xavier junto à bancada maranhense, destacou o encontro.

“Hoje, estive na reunião da bancada maranhense com os prefeitos do Maranhão no Congresso Nacional. Deixando diferenças políticas de lado e buscando recursos onde estiverem para realizar projetos pelo bem da população. Pois, só a união é capaz de fazer do nosso Maranhão um estado melhor para esta e para as próximas gerações”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.