Saúde

Hipertensão e diabetes são os principais fatores de risco para a saúde no país

O levantamento foi realizado pelo terceiro caderno da série do Vigitel Brasil 2006-2020.

Ministério da Saúde

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h01
A hipertensão arterial sistêmica – ou simplesmente hipertensão – é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares.
A hipertensão arterial sistêmica – ou simplesmente hipertensão – é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. (Divulgação / SESA / Governo do Paraná)

BRASIL - Manter uma vida ativa e hábitos saudáveis são fundamentais para controlar o risco de condições como a hipertensão e o diabetes, maiores fatores de risco à saúde no Brasil, como aponta o terceiro caderno da série do Vigitel Brasil 2006-2020.

Nesta edição, a publicação do Ministério da Saúde aborda as Estimativas sobre a Frequência e Distribuição Sociodemográfica de Morbidade Referida e Autoavaliação de Saúde nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal entre 2006 e 2020.

Além de apresentar indicadores relacionados às doenças e à autoavaliação de saúde, o levantamento é fundamental para a implementação e o acompanhamento de políticas públicas efetivas para a redução e o controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Hipertensão

A hipertensão arterial sistêmica – ou simplesmente hipertensão – é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Quando não controlada, leva a complicações como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, acidente vascular cerebral, contribuindo de forma expressiva para a perda de anos de vida saudáveis na população.

Os fatores de risco modificáveis, como a ingestão elevada de sal, o excesso de peso ou a obesidade, o consumo de álcool, o sedentarismo, o tabagismo, aumentam o risco de desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica. Em torno de um a cada quatro adultos no mundo (22,0%) apresentava diagnóstico médico de hipertensão arterial sistêmica em 2015.

Diabetes

Já o diabetes mellitus é causado por uma insuficiência na produção de insulina pelo pâncreas ou pela dificuldade de uso da insulina produzida pelo corpo. O aumento gerado por essa deficiência na insulina resulta no aumento da glicose no sangue e pode causar danos aos olhos, rins e nervos, além de também aumentar o risco de desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

Assim como no caso da hipertensão, fatores comportamentais têm importante papel no surgimento da diabetes. Aproximadamente um a cada dez adultos (9%) no mundo possuía diagnóstico médico de diabetes em 2014. Por isso, é de fundamental importância que as pessoas busquem manter a prática de hábitos saudáveis.

Comer diariamente verduras e legumes, reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, parar de fumar, manter o peso controlado e praticar exercícios físicos regularmente são as formas mais eficazes de se combater a doença.

Hábitos saudáveis

O incentivo para uma alimentação saudável e balanceada e a prática de atividades físicas é prioridade do Ministério da Saúde. Com esse propósito, a pasta lançou, em 2014, o Guia Alimentar para a População Brasileira. Reconhecida mundialmente pela abordagem integral da promoção à nutrição adequada, a publicação orienta a população com recomendações sobre alimentação saudável e para consumir alimentos in natura ou minimamente processados na base da alimentação.

A Pasta também conta com a plataforma Saúde Brasil, que apresenta textos, vídeos e infográficos voltados exclusivamente à adoção de hábitos saudáveis, com base em quatro pilares: eu quero parar de fumar; eu quero ter peso saudável; eu quero me alimentar melhor e eu quero me exercitar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.