Seletivo

Matrículas de aprovados na primeira chamada do seletivo do IFMA iniciam nesta terça-feira (15)

O período de matrículas ficará aberto até o dia 25 de fevereiro.

Divulgação / Assessoria IFMA

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h20
Foram 6.705 vagas distribuídas por 29 campi em 27 cidades do Maranhão.
Foram 6.705 vagas distribuídas por 29 campi em 27 cidades do Maranhão. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou nessa segunda-feira (14) o resultado do Processo Seletivo Unificado para Acesso aos Cursos Técnicos 2022. A matrícula dos classificados na primeira chamada começa nesta terça-feira (15) e vai até dia 25 de fevereiro.

Este foi o maior seletivo técnico da história do IFMA, com 6.705 vagas distribuídas por 29 campi em 27 cidades do Maranhão. Esta edição teve 19 mil candidatos inscritos.

Leia também: IFMA lança dez editais com investimentos de R$ 2,5 milhões em pesquisa

Edital de matrícula

As matrículas poderão ser presenciais ou on-line. Para realizar a matrícula, o candidato deverá ter em mãos toda a documentação necessária para anexar no sistema em caso de matrícula on-line ou entregar no campus em caso de matrícula presencial. Todos os documentos necessários para a realização da matrícula, conforme cota na qual o candidato foi aprovado, encontra-se no edital N° 84, de 16 DE NOVEMBRO DE 2021. Caso o candidato seja menor de 18 anos, se faz necessária a presença obrigatória do seu responsável legal.

Matrícula presencial e protocolos sanitários

Durante todo o atendimento presencial dos candidatos no período de matrículas, o campus manterá o seu protocolo sanitário de combate a pandemia da Covid-19 e o uso de máscara facial de proteção é obrigatório. Os candidatos ou seu representante legal deverão realizar a matrícula no respectivo campus correspondente ao curso para o qual foi classificado. O horário de funcionamento dos campi para atendimento dos candidatos que farão os procedimentos de matrículas presenciais, no setor de Registro Escolar, será das 8h às 12h e das 14h às 18h, dentro dos dias estipulados no cronograma dos editais divulgados.

Solicitação de matrícula on-line

Em caso de matrículas online (gov.br), o sistema estará aberto para solicitações das 8h do primeiro dia de matrículas até às 18h do último dia de matrículas, dentro dos dias estipulados no cronograma dos editais do processo seletivo. Para a solicitação da matrícula on-line, o candidato classificado deverá ter ou criar sua conta no “gov.br” antes de iniciar os procedimentos. Cada arquivo submetido pelo candidato na matrícula on-line deverá ser gerado em formato PDF ou imagem (JPG, JPEG ou PNG), com tamanho máximo de 2 Megabytes, sem rasuras ou adulterações, com imagem nítida e sem cortes. Arquivos ilegíveis não devem ser aceitos. Os documentos que necessitam de assinatura poderão ser assinados digitalmente ou assinatura digitalizada. Além disso, o candidato que efetivar sua matrícula on-line fica obrigado a apresentar os documentos originais junto à Coordenação de Registro Acadêmico do Campus. Outras informações sobre a matrícula on-line estão disponíveis no Edital Complementar com Orientações para a Realização de Matrículas.

Pretos, pardos e indígenas

Os candidatos aprovados dentro das vagas de pretos e pardos não precisarão apresentar no ato na matrícula a autodeclaração de preto e pardo e nem o parecer favorável da comissão de validação do procedimento de heteroidentificação ou da Comissão Recursal, uma vez que essas informações já estão validadas e podem ser confirmadas na lista com “Resultado final do processo de heteroidentificação” publicada em 14/02/2022. Os candidatos aprovados dentro das vagas de indígenas também não precisarão apresentar a autodeclaração indígena, pois informações da mesma forma já estão validadas – “Lista final dos candidatos indígenas que apresentaram a autodeclaração”, divulgada no dia 14/02/2022.

Excedentes

A 1ª convocação de candidatos excedentes para matrícula, se houver, está prevista para o dia 4 de março, com matrícula de 7 a 11 do mesmo mês. Já a 2ª convocação de excedentes, se houver, deve ser divulgada no dia 15 de março, com matrícula de 16 a 18 do mesmo mês. Após o término da matrícula das chamadas estipuladas, se restarem vagas, os campi poderão realizar outra chamada, até no máximo, a terceira semana de início do período letivo 2022. Essas chamadas serão divulgadas por meio dos editais de vagas remanescentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.