Massacre de Altamira

Concluída transferência de presos, após rebelião em Altamira

Dos 26 que foram para Belém, 18 chegaram na sexta-feira (2) e oito foram transferidos hoje.

Karine Melo /Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
No confronto 58 pessoas morreram asfixiadas ou decapitadas.
No confronto 58 pessoas morreram asfixiadas ou decapitadas. (Foto: divulgação)

ALTAMIRA - Foi concluída na manhã deste sábado (3) a transferência do último grupo de presos que saiu do Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRA) na última terça-feira (30). Dos 26 que foram para Belém, 18 chegaram na sexta-feira (2) e oito foram transferidos hoje. Eles estavam em Marabá de onde saíram logo após a conclusão das audiências de custódia e a homologação das prisões preventivas dos envolvidos no inquérito que apura as mortes de quatro detentos em caminhão-cela, durante a transferência.

Saiba mais:

Governo do Pará transfere líderes do confronto em Altamira

Susipe divulga a lista das vítimas do massacre do presídio de Altamira​

A Polícia Civil indiciou 22 detentos pelos crimes de associação criminosa e homicídio qualificado. Durante o trajeto, eles usam algemas de três pontos e são escoltados por agentes penitenciários e policiais militares. Toda a operação de transferência envolve cerca de 50 profissionais da Segurança Pública.

A transferência foi determinada depois que, na última segunda-feira (29), um grupo de presos da facção Comando Classe A (CCA) invadiu a ala dos integrantes do Comando Vermelho (CV), facção rival, e colocou fogo em uma das celas. No confronto 58 pessoas morreram asfixiadas ou decapitadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.