SÃO LUÍS - Água é um recurso natural indispensável para a sobrevivência humana, com ela, várias atividades agrícolas e industriais são desenvolvidas. Seres humanos, animais e plantas a utilizam diariamente para suprir suas necessidades. Sua importância é tanta que a Organização das Nações Unidas (ONU) resolveu criar uma data para promover a conscientização do recurso, o Dia Mundial da Água.
Desde 1992, o dia 22 de março é comemorado com seminários, conferências e debates que incentivam a conservação do precioso líquido. Nosso planeta possui 1,4 milhão de quilômetros cúbicos de água, porém, apenas 2,5% é doce. O Brasil é um dos mais ricos em recursos hídricos, temos a maior reserva de água doce do planeta, que corresponde a 12% do total mundial. Entretanto, pessoas poluem rios e suas nascentes, fazendo com que parte da água doce disponível se torne imprópria para o consumo. Além da poluição, o desperdício é outro fator relacionado a problemas hídricos, que agrava cada vez mais a situação de escassez.
Nosso país atualmente vive uma situação complicada no que diz respeito à democratização da água, há falhas no abastecimento em várias regiões, principalmente na Nordeste e Sudeste. Em São Luís não é diferente, a situação deixa a desejar, seja por irregularidades no fornecimento ou por falta de conservação. Reveja como funciona o sistema de abastecimento na capital, retratado no Especial Água.
Saiba Mais
- Regras de regulação da água são muito fracas no Brasil, diz presidente da ANA
- CNA e Senar querem proteger mil nascentes em áreas rurais até o fim do ano
- Relator da ONU sobre água defende tarifa em que "os mais ricos paguem mais"
- Dicas para uso da água em cada cômodo da casa
- Especial águas: relembre a situação do abastecimento em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.