Material exclusivo

Especial águas: relembre a situação do abastecimento em São Luís

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45

SÃO LUÍS – Durante o fim de semana, o Imirante.com lançou Especial águas, para tratar do assunto de maneira aprofundada e informar a atual situação do fornecimento e abastecimento de água potável na Ilha de São Luís. Saiba, agora, os destaques trazidos pela equipe de reportagem, que produziu o material abordando perspectivas diferentes sobre o assunto.

Para introduzir o assunto, a matéria “Como funciona o sistema de abastecimento de água de São Luís” mostrou o modo de operação do sistema, que está dividido em três: Italuís, Sacavém/Batatã e Paciência. A reportagem explica, também, quais bairros da cidade recebem o abastecimento de cada unidade do sistema.

 Arte: Salomão Jr./Especial para o Imirante.com.
Arte: Salomão Jr./Especial para o Imirante.com.

Na reportagem “Perfurações irregulares de poços artesianos causam riscos à saúde”, uma entrevista com o doutor em Saneamento Ambiental, Lucio Macedo, revela que a situação do crescimento desordenado de São Luís refletiu, também, no abastecimento, drenagem de águas e rede de esgotos, que funcionam precariamente.

Para driblar a escassez no fornecimento de água e suprir necessidades, moradores da Ilha recorrem à perfuração de poços artesianos como alternativa para não depender do revezamento no abastecimento, mas a solução encontrada pode comprometer a saúde da população e aos recursos naturais.

Com a evidente insuficiência no abastecimento de água na capital, o Imirante.com ouviu o cientista ambiental Márcio Vaz, que declarou que "Em São Luís não falta água, falta eficiência na distribuição". Ele explicou o funcionamento do sistema e apontou uma solução para o problema: “basta duplicar o Italuís e tornar a distribuição de água mais eficiente, que não existirá mais a necessidade de rodízio”, declarou.

A natureza tenta ajudar a situação do fornecimento de água. No mês de março, o meteorologista Aquino Elói, do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), prevê o aumento de 400 mm no volume acumulado de água. A melhoria é significativa, pois, nos meses de janeiro e fevereiro, choveu abaixo do esperado.

E, ainda, concluindo o Especial águas, o Imirante.com elaborou um infográfico com “15 dicas para economizar água” e evitar que cheguemos, de fato, a uma crise hídrica generalizada em São Luís.

 Arte: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Arte: Neto Cordeiro/Imirante.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.