Brasília

Em protesto, índios tentam invadir Palácio do Planalto

<b>Imirante.com</b>

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS – Índios que participam da "Conferência Nacional de Saúde Indígena" – que ocorre em Brasília até o fim desta semana, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília –, tentaram invadir o Palácio do Planalto, sede administrativa da Presidência da República, durante um protesto na manhã desta quarta-feira (4).

Policiais militares montaram um bloqueio para impedir a entrada dos manifestantes. Segundo informações, ninguém ficou ferido ou foi preso. De acordo com a Polícia Militar, 500 indígenas participam do protesto.

As manifestações aconteceram após lideranças indígenas terem acesso à minuta de uma portaria do Ministério da Justiça que estabelece instruções ao procedimento de demarcação de terras indígenas, nos termos do Decreto nº 1.775/96. Para lideranças indígenas, a portaria, se publicada, inviabiliza o direito constitucional à terra tradicional.

Após tentativa de invasão ao Palácio do Planalto, o grupo seguiu em direção ao Ministério da Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.